Comissão debate estrutura da polícia — Rádio Senado

Comissão debate estrutura da polícia

LOC: A COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROPOR SOLUÇÕES PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA DEBATEU NESTA QUARTA-FEIRA A ESTRUTURA DA POLÍCIA.  

LOC: ENTRE AS PROPOSTAS DISCUTIDAS ESTÁ A REESTRUTURAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA NO PAÍS, COM A UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA.  

(Repórter) O relator, senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, disse que política de segurança publica deve ser tratada como uma questão de estado, e não de governo. E citou três temas para reflexão 

(Pedro Taques) A questão dos dados estatísticos, um sistema de uniformização das informações; temos no Brasil mil 715 tipos penais em 115 leis especiais além do código penal, isso significa que prendemos muito, mas prendemos mal; e a respeito dos gastos,a questão não é a quantidade que se gasta, mas a qualidade e como se gasta 

(Repórter) Renato Sérgio de Lima, do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, disse que o índice de homicídios no Brasil cresceu 7,8 por cento de 2011 para 2012. São quase 50 mil homicídios por ano, e um número ainda maior de estupros – o que indica pouca efetividade nas ações de segurança. 

(Renato Sérgio de Lima) As polícias civis e militar no Brasil matam muito, mas o dado mais revelador aqui é que morrem muito. O policial sai para trabalhar no seu cotidiano sem saber se vai voltar e na dúvida puxa o gatilho. Isso é um problema do policial? Não. É um problema das instituições. Isso não é falar contra a polícia brasileira, mas assumir que o padrão operacional das polícias brasileiras está falido. 

(Repórter) Luiz Eduardo Soares, ex-secretário de Segurança Pública do Ministério da Justiça, propõe carreira única na polícia e a desmilitarização. 

(Luiz Eduardo Soares) A organização militar comporta a ideologia da guerra frequentemente que pensa o problema do crime e da segurança não como um problema da cidadania para redução da violência e criminalidade, mas como um problema de luta interna, de guerra. 

(Repórter) Claudio Beato Filho, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, destacou a baixa aceitação das polícias no Brasil, em torno de 20 por cento. E criticou o que chamou de extrema rigidez das instituições policiais no Brasil. 

(Claudio Beato Filho) É muito difícil trabalhar em conjunto de forma integrada duas polícias que tem estrutura e determinação completamente diferentes. 

(Repórter) A Comissão Especial de Segurança Pública foi instalada em outubro e o relator-geral Pedro Taques deverá apresentar seu relatório em fevereiro do ano que vem.
13/11/2013, 07h09 - ATUALIZADO EM 13/11/2013, 07h09
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00