Sergio Petecão quer modificar texto da PEC dos Soldados da Borracha — Rádio Senado

Sergio Petecão quer modificar texto da PEC dos Soldados da Borracha

LOC: A "PEC DOS SOLDADOS DA BORRACHA" COMO FOI APROVADA PELA CÂMARA NÃO SATISFAZ AOS SERINGUEIROS QUE TRABALHARAM NA AMAZÔNIA DURANTE A 2ª. GUERRA MUNDIAL.  

LOC: ESTA É A VISÃO DO SENADOR SERGIO PETECÃO, QUE BUSCARÁ AGORA UM ACORDO PARA MODIFICAR O TEXTO NO SENADO.. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: Os seringueiros recrutados durante a 2ª. Guerra Mundial pelo governo, no esforço para a produção da borracha visando abastecer os exércitos aliados contra as tropas alemãs de Adolf Hitler, acabaram não tendo seu trabalho reconhecido ao final do conflito. Não tiveram os mesmos direitos concedidos aos soldados pracinhas que foram lutar na Europa, e desde então reivindicam uma reparação. O Senado acaba de receber da Câmara a “PEC dos Soldados da Borracha”, que concede aos sobreviventes um bônus de 25 mil reais, mas não atinge todos os dependentes. Este é um dos pontos que desagradam aos Sindicatos que representam estes ex-seringueiros e seus descendentes em diversos Estados amazônicos, segundo relatou o senador Sergio Petecão do PSD do Acre. Petecão anunciou que vai trabalhar para modificar a proposta no Senado. 

(SERGIO PETECÃO): 25 mil reais não vai resolver o problema de ninguém. Nós queremos ver uma forma desta equiparação aos nossos pracinhas, pra que eles possam ter um salário digno. O que foi votado lá na Câmara infelizmente foi uma proposta que desagradou a todos. Nós queremos discutir a proposta original que é a PEC 556, de autoria da então deputada Vanessa Graziottin e hoje nossa colega senadora. 

(REPÓRTER): Os direitos dos ex-combatentes, se estendidos aos "Soldados da Borracha", incluem Pensão Especial correspondente à de 2º. Tenente das Forças Armadas, podendo ser requerida a qualquer tempo. Em caso de morte, a pensão será para a viúva ou companheira ou dependente, de forma proporcional. Entre outros benefícios, também estão assistência médica e educacional gratuita extensiva para os dependentes; aposentadoria com proventos integrais após 25 anos de serviço; e prioridade na aquisição da casa própria aos que não a possuam ou para suas viúvas ou companheiras.
08/11/2013, 00h42 - ATUALIZADO EM 08/11/2013, 00h42
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00