Pesquisadores pedem mais foco e gestão eficiente para educação — Rádio Senado

Pesquisadores pedem mais foco e gestão eficiente para educação

LOC: MAIS FOCO E GESTÃO EFICIENTE. FOI O QUE PEDIRAM OS PESQUISADORES NAÉRCIO MENEZES FILHO E GUIOMAR NAMO DE MELLO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DISCUTIU O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

LOC: O DEBATE FOI O SÉTIMO PROMOVIDO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO SOBRE O PNE, PROPOSTA DO GOVERNO QUE ESTABELECE 20 METAS PARA A EDUCAÇÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Entre as vinte metas do Plano Nacional de Educação, estão a aplicação de 10% por cento do PIB no setor, a ampliação de vagas para o ensino infantil, nove anos de educação fundamental para crianças entre 9 e 14 anos, pelo menos 85% dos jovens entre 15 e 17 anos matriculados no ensino médio, educação integral em no mínimo metade das escolas e plano de carreira para os professores. Mas para o coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa, Naercio Menezes Filho, o Plano Nacional de Educação parece mais uma carta de intenções. Uma resposta à pressão de trabalhadores da educação. 

(NAERCIO): Difícil entender o princípio de uma lei que estabelece um plano que não tem consequências caso não seja atingida. Minha previsão é que alguma versão desse plano será aprovada, as metas estarão aí e depois de dez anos estaremos de novo com a educação um pouco melhor do que é hoje e será feito um novo plano de intenções para os próximos dez anos e nada vai acontecer também. 

(REPÓRTER): Naercio disse que a receita para melhorar a educação é conhecida: gestão eficiente, professores, diretores e famílias motivados. Simplesmente aumentar o tempo na sala de aula, aumentar salários ou número de matrículas não significa necessariamente mais qualidade na educação. A educadora Guiomar Namo de Mello também pediu mais foco na proposta do governo. 

(GUIOMAR): Os países que avançaram em educação são países que tiveram foco. Que priorizaram e tiveram foco. não dá para pensar num plano nacional de educação que coloca no mesmo plano distribuir óculos pro aluno e estabelecer o currículo nacional. 

(REPÓRTER): O relator do PNE na Comissão de Educação, senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, já anunciou que pretende incluir um mecanismo que responsabilize os gestores no caso do não-cumprimento de metas 

(ALVARO): Ofereçam perspectivas de que não será um plano de intenções apenas, mas uma lei a ser cumprida.pretendemos fazer desse plano um Estatuto da Responsabilidade Educacional. Temos a Lei de Responsabilidade Fiscal, da Responsabilidade Social do Esporte e queremos agora a Lei de Responsabilidade Educacional neste plano, já. 

(REPÓRTER): O Plano Nacional de Educação já foi votado nas comissões de Assuntos Econômicos e de Constituição e Justiça. Após a análise da Comissão de Educação, segue para votação no plenário do Senado.
07/11/2013, 00h20 - ATUALIZADO EM 07/11/2013, 00h20
Duração de áudio: 02:37
Ao vivo
00:0000:00