Proposta que cria Passe Livre Estudantil pode ser votada até o final do ano — Rádio Senado

Proposta que cria Passe Livre Estudantil pode ser votada até o final do ano

LOC: A PEDIDO DE RENAN CALHEIROS, A PROPOSTA QUE CRIA O PASSE LIVRE ESTUDANTIL PODE SER VOTADA ATÉ O FINAL DO ANO.

LOC: O RELATOR DO PROJETO QUER DISCUTIR A DESTINAÇÃO DE RECURSOS COM A COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO PARA VOTAR O BENEFÍCIO AOS ESTUDANTES.

Téc: Os alunos de escolas públicas e particulares, do ensino fundamental à universidade, estão mais perto de conseguir o passe livre estudantil. O projeto de autoria do senador Renan Calheiros do PMDB de Alagoas foi apresentado em junho para atender a uma das bandeiras das manifestações de rua. O relator, senador Vital do Rego do PMDB da Paraíba, defendeu a realização de audiências públicas e reuniões com a Comissão de Orçamento para discutir as formas de financiamento do benefício.

(Vital do Rego) Esse projeto vai obedecer a uma rigorosa análise de avaliação de fontes de investimento. Entendemos, hoje, que o OGU pode ser a nossa fonte de investimentos, mas deve preceder uma audiência, tanto de V. Exª quanto dos Líderes e do Relator, com a Comissão de Orçamento.

(Ana) Renan Calheiros defendeu que o passe livre estudantil tenha prioridade no Orçamento Geral da União. Na opinião dele, a proposta precisa estar pronta para ser votada até o final do ano.

(Renan Calheiros) Tem que ser uma prioridade orçamentária. Acho que temos de avançar nesse calendário. É uma discussão insubstituível. As ruas começaram a se manifestar novamente sobre essa matéria, e eu quero colaborar para que haja o amadurecimento e possamos votá-la até o final do ano.

( Ana) Ao pautar o projeto, Renan Calheiros afirmou que garantir aos estudantes acesso gratuito ao transporte proporciona melhor desempenho escolar e pode diminuir os índices de evasão em todos os níveis de ensino. O benefício deve ser analisado pelas Comissões de Educação e de Assuntos Econômicos antes de chegar ao plenário do Senado.
01/11/2013, 11h53 - ATUALIZADO EM 01/11/2013, 11h53
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00