Senadores cobram real priorização para telecomunicações — Rádio Senado

Senadores cobram real priorização para telecomunicações

LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA, SENADORES COBRAM UMA REAL PRIORIZAÇÃO PARA O SETOR DE TELECOM POR PARTE DO PODER PÚBLICO. 

LOC: CONFIRA TODOS OS DETALHES NESTA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: A Comissão de Infra-Estrutura discutiu com representantes da Anatel e do setor privado o atual estágio do setor telecom em nosso país. E o senador Valdir Raupp do PMDB de Rondônia cobrou da Anatel um plano de inclusão com resultados mais efetivos, voltado para os municípios do interior da região Norte. 

(VALDIR RAUPP): Sobre a instalação de telefonia móvel e celular nas pequenas localidades. No norte, sobretudo no norte do meu Estado, Rondônia, tem muitas vilas ainda, distritos sem a cobertura da telefonia. E distritos com 3, 4 mil pessoas na área urbana. O Norte ainda tá um pouco abandonado nesta área. 

(REPÓRTER): Para o senador Walter Pinheiro do PT da Bahia, a infra-estrutura do setor das telecomunicações deveria ser a prioridade número 1 do Brasil, devido a seu imenso potencial já demonstrado por sua movimentação de mercado, que hoje alcança 200 bilhões de reais por ano. 

(WALTER PINHEIRO): Nós estamos falando de algo que revolucionou. Quanto é que nós vamos assegurar do tal do pré-sal, que é a galinha dos ovos de ouro mais famosa deste Brasil? 300 bilhões daqui a 10 anos. 200 bilhões movimentam todo ano neste setor. Este é que é o debate que nós precisamos fazer aqui. Os gargalos de logística, a questão tributária e a questão inclusive dos investimentos. Ele é tão importante quanto discutir aqui a questão do ICMS. Aí é que é a nossa galinha dos ovos de ouro. 

(REPÓRTER): Os altos impostos, a burocracia e as dificuldades para a instalação de antenas foram os fatores apontados pelos representantes da área privada como as maiores dificuldades para um avanço mais efetivo do setor telecom em nosso país.
30/10/2013, 02h10 - ATUALIZADO EM 30/10/2013, 02h10
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00