Senado homenageia 25 nomes que atuaram na Assembleia Constituinte — Rádio Senado

Senado homenageia 25 nomes que atuaram na Assembleia Constituinte

LOC: O SENADO AGRACIA COM A MEDALHA ULYSSES GUIMARÃES VINTE E CINCO PERSONALIDADES QUE ATUARAM NA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE. 

LOC: ENTRE OS HOMENAGEADOS ESTÃO EX-PRESIDENTES DA REPÚBLICA, O VICE-PRESIDENTE E CONSTITUINTES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Ao receberem a medalha pelos 25 anos da Constituição, os agraciados homenagearam ao ex-presidente da Constituinte, Ulysses Guimarães. Os ex-deputados, Bernardo Cabral, que foi o relator-geral, e Nelson Jobim, destacaram a habilidade política de Ulysses para aprovar a Constituição de 1988. Cabral rebateu as críticas ao detalhamento da Carta Magna. 

(Cabral) Pegamos a Constituição saindo das Comissões Temáticas com 2500 artigos e levamos ao final com 245. O próprio Ulysses reconheceu quando a promulgou que não era a Constituição ideal, mas é obra do ser humano, por isso, imperfeita. 

REPÓRTER: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, também agraciado, destacou os direitos individuais e coletivos e os avanços nas áreas econômica e social. Ele defendeu o aprimoramento da Constituição numa referência às 75 emendas. 

(Renan) A sociedade muda e as leis precisam mudar juntas. É bom que assim seja pois demonstra que vivemos num contexto de numa sociedade aberta e inclusiva com pleno exercício de cidadania, de participação popular e de democracia. 

REPÓRTER: O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, outro constituinte que também recebeu a homenagem, avalia que a medida provisória é a única crítica à Constituição. 

(Aécio) O sistema atual faz com que o Parlamento seja uma instituição de segunda linha porque ficamos o tempo discutindo e votando medidas provisórias. Não há tempo para uma agenda construída pelo Congresso. 

REPÓRTER: A cantora Fafá de Belém ressaltou a garantia da livre manifestação. Mas condenou os protestos violentos. 

(Fafá) Bandido é bandido, ativista é ativista. São duas coisas diferentes, você lutar pela liberdade é uma coisa, agora se aproveitar de uma situação. 

REPÓRTER: Os outros senadores agraciados foram os peemedebistas José Sarney, do Amapá, e Luiz Henrique, de Santa Catarina; os tucanos Cássio Cunha Lima, da Paraíba, Álvaro Dias, do Paraná, Lúcia Vânia, de Goiás, e Ruben Figueiró, de Mato Grosso do Sul; os petebistas Fernando Collor, de Alagoas, Mozarildo Cavalcanti, de Roraima, e Osvaldo Sobrinho, de Mato Grosso; o comunista Inácio Arruda, do Ceará; o democrata José Agripino, do Rio Grande do Norte; o petista Paulo Paim, do Rio Grande do Sul; a socialista Lídice da Mata, da Bahia; Francisco Dornelles do PP do Rio de Janeiro; e o senador licenciado Edison Lobão, do PMDB do Maranhão.
29/10/2013, 05h34 - ATUALIZADO EM 29/10/2013, 05h34
Duração de áudio: 02:39
Ao vivo
00:0000:00