Parlamentares querem investigar índices de homicídios de jovens negros — Rádio Senado

Parlamentares querem investigar índices de homicídios de jovens negros

LOC: O SENADO DEVE INSTALAR UMA NOVA CPI. OS PARLAMENTARES QUEREM INVESTIGAR OS ALTOS ÍNDICES DE HOMICÍDIOS ENTRE JOVENS NEGROS NO PAÍS.
 
LOC: AS 27 ASSINATURAS NECESSÁRIAS PARA CRIAÇÃO DA NOVA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO JÁ FORAM RECOLHIDAS, COMO INFORMA A REPÓRTER NARA FERREIRA:
 
(Repórter) A comissão parlamentar de inquérito é uma iniciativa da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia. O objetivo é investigar dados apresentados durante uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos sobre o número de jovens negros assassinados no Brasil. Segundo levantamento do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em cada três pessoas assassinadas no país, dois são jovens e negros. De acordo com o IBGE, o Brasil tem 34,5 milhões de pessoas na faixa dos 15 a 24 anos de idade, o que representa 18% do total dos 192 milhões de habitantes. A senadora Lídice da Mata destacou que a chance de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior que a de um jovem branco. Ela citou o Mapa da Violência 2013 - Mortes Matadas por Armas de Fogo do Centro Brasileiro de Estudos Latino Americanos e da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. Segundo a pesquisa, 9 milhões de jovens brasileiros não estudam, não trabalham e estão vulneráveis a situação de violência.

(Lídice da Mata) |Não é mais possível alimentar a imagem de sociedade pacífica e cordial. É preciso concluir: somos um país violento. Vivemos uma epidemia de violência em todo o Brasil e ela atinge mais jovens negros e geralmente de baixa renda...entre as causas de morte por armas de fogo entre os jovens, o abandono da escola, e a baixa inserção no mercado de trabalho.
 
(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, elogiou a iniciativa e deverá ser o relator da Comissão Parlamentar de Inquério, que será instalada após confirmação e leitura do requerimento em plenário.
24/10/2013, 01h28 - ATUALIZADO EM 24/10/2013, 01h28
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00