Senado deve votar em breve minirreforma eleitoral aprovada na Câmara — Rádio Senado

Senado deve votar em breve minirreforma eleitoral aprovada na Câmara

LOC: O RELATOR DA MINIRREFORMA ELEITORAL DIZ QUE SENADO VOTARÁ LOGO O PROJETO APROVADO PELA CÂMARA. 

LOC: ALGUNS SENADORES LAMENTAM QUE AS MUDANÇAS NÃO CONTEMPLEM UMA REFORMA POLÍTICA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Os deputados, no entanto, mudaram o projeto do Senado ao manterem a impossibilidade de doação de recursos por concessionárias, ou seja, empresas com contrato com o governo. O relator, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, afirmou que o projeto será votado rapidamente pelo Senado. Ele declarou que a minirreforma valerá no ano que vem porque são artigos que não precisam entrar em vigor com um ano de antecedência do pleito. 

(Jucá) Todos os dispositivos, por exemplo, o que proíbe a troca de candidato na véspera das eleições, a diminuição de gastos, a transparência das eleições. Tudo isso vai valer na próxima eleição do ano que vem. 

REPÓRTER: Defensor do financiamento público de campanha e do impeachment de políticos eleitos que descumprirem com as promessas, o senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, avalia que a economia da minirreforma vai permitir que os candidatos gastem o dinheiro poupado de outra forma, com a compra de voto. 

(Valadares) Não gastam com papel, mas gastam com outras coisas, os gastos ocultos, que infelizmente existem e é difícil de coibir. Mas na medida em que o eleitor se conscientiza que o voto não é mercadoria mas um instrumento de mudanças, o Brasil vai melhorar sua democracia.  

REPÓRTER: A minirreforma eleitoral limita a contratação de cabos eleitorais e libera carro de som e bandeiraço em vias públicas, desde que não atrapalhe o trânsito de pedestres e carros. O projeto aprovado pelos deputados reduz o valor das multas por desrespeito à legislação eleitoral ao limitar a punição a 10% da renda do candidato.
23/10/2013, 01h28 - ATUALIZADO EM 23/10/2013, 01h28
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00