CMA vai debater plano de contingência de desastres na exploração do Campo de Libra — Rádio Senado

CMA vai debater plano de contingência de desastres na exploração do Campo de Libra

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO VAI CONVIDAR ESPECIALISTAS PARA DISCUTIR O PLANO DE CONTIGÊNCIA DE DESASTRES NA EXPLORAÇÃO DO CAMPO DE LIBRA.

LOC: OS SENADORES DESTACAM QUE A MEDIDA SÓ FOI ADOTADA APÓS CRÍTICAS DE QUE O LEILÃO DO PRÉ-SAL NÃO PREVIA AÇÕES PARA EVITAR ACIDENTES DE DERRAMENTO DE ÓLEO NO MAR. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN:
 
(Repórter) O Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em águas foi publicado no Diário Oficial da União após cobranças de especialistas. O decreto prevê ações para evitar acidentes como derramamento de petróleo e o monitoramento em tempo real. A lei também define as responsabilidades dos entes públicos e das empresas que exploram a bacia, assim como multas de até R$ 500 milhões dependendo do estrago provocado pelo desastre. O integrante da Comissão de Meio Ambiente, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, usou a tribuna do Senado para alertar que o leilão do Campo de Libra, realizado no dia 21, não previu o Plano. Ele decidiu convidar especialistas para discutir o decreto no Senado.
 
(Rodrigo Rollemberg) A Comissão de Meio Ambiente, que foi a comissão que suscitou esse tema no ano passado a partir do vazamento provocado pela Chevron, deve convidar especialistas para analisar e avaliar o Plano de Contingência e ver se atende a magnitude da exploração do pré-sal. 

(Repórter) O senador Jorge Viana, do PT do Acre, comemorou a decisão do governo de publicar o decreto logo após a realização do leilão.

(Jorge Viana) O melhor que podemos fazer, já que foi um sucesso o leilão, é tomarmos todos os cuidados do ponto de vista sócio-ambiental. O plano de contingência mostra a seriedade do governo em buscar essas precauções todas. Debater esse plano aqui no Senado e com a sociedade é bom porque poderemos aperfeiçoá-lo.
 
(Repórter) Desde 2000, foram registrados diversos acidentes com derramamento de óleo em bacias brasileiras. O mais recente ocorreu em novembro de 2011 no Campo de Frade, na Bacia de Campos, de onde vazaram 3.700 barris de óleo.
 
23/10/2013, 01h30 - ATUALIZADO EM 23/10/2013, 01h30
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00