Senadores divergem sobre leilão do primeiro campo do pré-sal — Rádio Senado

Senadores divergem sobre leilão do primeiro campo do pré-sal

LOC: SENADORES DIVERGEM SOBRE O LEILÃO DE LIBRA, O PRIMEIRO CAMPO DO PRÉ-SAL A SER EXPLORADO PELO MODELO DE PARTILHA.
 
LOC: UM ÚNICO CONSÓRCIO PARTICIPOU DA DISPUTA, QUE GARANTIRÁ RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
 
(Repórter) O consórcio formado pela Petrobras e pelas empresas Shell, total, CNPC e CNOOC vai explorar o campo de Libra. O único grupo a participar da disputa ofereceu o lance mínimo de R$ 15 bilhões e ainda terá de repassar para a União 41,65% do que for extraído. Esse é o primeiro leilão do pré-sal pelo modelo da partilha, que prevê a distribuição dos royalties entre todos os estados e municípios. O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, que foi à justiça contra a disputa, considerou o leilão um fracasso pela participação de um único consórcio.

(Roberto Requião) É uma licitação impossível, inviável e deveria ser considerada vazia, deserta, sem ágio, com um consórcio só, não tem pé nem cabeça. O petróleo é brasileiro e deveria ser explorado por uma empresa brasileira e os recursos todo para o Estado. Essa conversa mole que o dinheiro vai para a educação. O bônus vai inteiro para o Tesouro, para o caixa único da União. Os tais royalties para educação vão aparecer, se aparecerem algum dia, daqui a 8, 10 anos. Estamos vivendo uma trágica enrolação.
 
(Repórter) Mas o senador Jorge Viana do PT do Acre, argumentou que o modelo da partilha vai garantir recursos para a população ao lembrar que 75% dos royalties deverão ser investidos em educação.

(Jorge Viana) O nosso governo conseguiu um mecanismo no melhor negócio para o Brasil e para os brasileiros. O sistema de partilha está dando certo. E não tem como fazer o maior negócio de petróleo do mundo sem a presença dos chineses. Eles são hoje o endereço do capital internacional. Mas o bom é que estamos fazendo um bom negócio do ponto de vista econômico sempre com a presença do estado brasileiro.
 
(Repórter) O senador Alvaro Dias do PSDB do Paraná criticou o leilão ao afirmar que o governo só estava de olho no dinheiro oferecido na disputa.
 
(Alvaro Dias) Aqueles que demonizaram a privatização em campanhas eleitorais realizaram a maior privataria da história do Brasil. Um enorme prejuízo, já que estamos entregando de forma temerária um enorme patrimônio nacional por um preço muito aquém. O governo está de olho grande nos R$ 15 bilhões que auferirá com a privatização desse patrimônio denominado Libra. 

(Repórter) O campo de Libra produzirá 1 milhão e 400 mil barris de petróleo por dia.
21/10/2013, 05h08 - ATUALIZADO EM 21/10/2013, 05h08
Duração de áudio: 02:43
Ao vivo
00:0000:00