Comissão que discute financiamento permanente da educação inicia trabalhos — Rádio Senado

Comissão que discute financiamento permanente da educação inicia trabalhos

LOC: A COMISSÃO QUE TEM O OBJETIVO DE ESTABELECER UMA POLÍTICA PERMANENTE DE FINANCIAMENTO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL INICIA SEUS TRABALHOS.
 
LOC: O OBJETIVO É CHEGAR A UM ACORDO COM O GOVERNO, COMO ACONTECEU COM A COMISSÃO DA SAÚDE.

TEC:: A Comissão criada para propor um projeto de financiamento permanente para a educação pública faz sua primeira reunião nesta quarta-feira, quando o relator, senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal, irá mostrar seu Plano de Trabalho. A presidente é a senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, também professora e a autora da proposta que destina pelo menos 10% do PIB para este setor. Ângela Portela acredita que a Comissão tem plenas condições de conseguir o que a Comissão de Financiamento para a Saúde conseguiu, isto é, um acordo com o Governo, visando critérios mínimos de destinação de recursos para todos os setores da educação.

(ANGELA PORTELA): A constituição desta Comissão é muito importante, porque a exemplo do que está acontecendo com a saúde pública, a educação também com a instituição desta Comissão vai propor sugestões de financiamento para a educação. Há países que fazem um investimento muito alto em educação, e por esta razão tem uma educação de melhor qualidade. Educação infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e na área do Ensino Superior também.

(REP): A Comissão, proposta pelo presidente Renan Calheiros, tem 90 dias para apresentar seu relatório. Com a destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde, o valor da destinação de recursos para estes setores deve aumentar mais de 100 bilhões de reais já nos próximos anos. Ao defender a criação da Comissão, Renan Calheiros lembrou a baixa classificação do Brasil em todos os rankings mundiais que avaliam a qualidade da educação, e também lamentou o fato da taxa de analfabetismo ter crescido no ano passado, após 15 anos de quedas.
14/10/2013, 11h24 - ATUALIZADO EM 14/10/2013, 11h24
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00