Jornalista britânico será ouvido pelo Senado — Rádio Senado

Jornalista britânico será ouvido pelo Senado

LOC: EM MEIO A NOVAS ACUSAÇÕES DE ESPIONAGEM PELO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS E AGORA TAMBÉM DO CANADÁ, O JORNALISTA AMERICANO AUTOR DAS DENÚNCIAS VAI SER OUVIDO POR SENADORES.

LOC: GLENN GREENWALD É CONVIDADO DA CPI QUE INVESTIGA O ASSUNTO NO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA.

TÉC: Glenn Greenwald, que trabalha para o jornal britânico "The Guardian”, é aguardado na Comissão Parlamentar de Inquérito da Espionagem na tarde desta quarta-feira. O jornalista é o autor das denúncias de que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos espionou autoridades brasileiras, inclusive a presidente Dilma Rousseff, a Petrobrás e ainda o Ministério das Minas e Energia. Em nova reportagem veiculada pelo programa Fantástico neste domingo, Greenwald denunciou que o Ministério foi espionado por agentes americanos e canadenses. Ele apresentou documentos, vazados por Edward Snowden, ex-técnico da Agencia Nacional de Segurança dos Estados Unidos, que está asilado na Rússia. Segundo a reportagem, telefonemas, e-mails e a internet no ministério em Brasília foram rastreados pelos espiões. Mas não há confirmação se o conteúdo das conversas foi acessado. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, considerou o fato grave, e indicativo do interesse desses países em espionar o setor mineral brasileiro. E determinou reforço dos sistemas de proteção das redes de computadores e telefonia do Ministério. Pelo twitter, a presidente Dilma Rousseff voltou a exigir explicações do governo norte-americano e disse que as denúncias confirmam as razões estratégicas por trás da espionagem. A presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, afirmou que é preciso mudar a legislação e os programas do governo para contra-espionagem

(VANESSA) a gente começa a tomar conhecimento do modus-operandi e sabedores disso que somos precisamos preparar o Brasil do ponto de vista interno e o Brasil mesmo se aliançar com outras nações do mundo para dar um basta nisso e promover ações de contra-espionagem.

(REP) Também deve participar da audiência na CPI o companheiro de Greenwald, David Miranda. Ele foi detido em Londres, em agosto passado, quando embarcava para o Brasil. Foi interrogado por nove horas e libertado sem acusação formal.
07/10/2013, 01h30 - ATUALIZADO EM 07/10/2013, 01h30
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00