Instituto Herzog lança livro no Senado que comemora 25 anos da Constituição — Rádio Senado

Instituto Herzog lança livro no Senado que comemora 25 anos da Constituição

LOC: O INSTITUTO HERZOG LANÇA LIVRO NO SENADO QUE COMEMORA OS VINTE E CINCO ANOS DA CONSTITUIÇÃO.  

LOC: A OBRA, QUE REÚNE TEXTOS DE DIVERSOS JORNALISTAS, DESTACA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Intitulado de "A Constituição de 1988, 25 anos, a construção da democracia e liberdade de expressão, o Brasil antes, durante e depois da Constituinte," o primeiro livro publicado pelo Instituto Vladimir Herzog é uma coletânea de entrevistas com alguns dos atores que participaram desse momento histórico. A obra reúne episódios desde o assassinato do jornalista Vladimir Herzog até os protestos de junho. O diretor do Instituto, Ivo Herzog, filho de Vladimir, emocionou a platéia ao afirmar que apesar da liberdade de expressão conquistada com a Constituição, ocorrem episódios de arbitrariedade como o desaparecimento em junho do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, visto pela última vez após ter sido levado por PMs na Rocinha. 

(Herzog) Essa matéria do Estado de São Paulo diz que inquérito indica tortura com choque e asfixia antes de morrer. Eu li isso e pensei no caso do meu pai. Só que essa é a manchete de hoje do Estado de São Paulo sobre o caso Amarildo. Ou seja, as coisas que aconteciam há 38 anos continuam acontecendo no nosso País. 

REPÓRTER: Ao destacar a importância do livro, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, citou as conquistas da população, como a estabilidade política e econômica. Ele afirmou que a sociedade pode ir às ruas graças à Constituição de 1988 e lembrou que o senador José Sarney do PMDB do Amapá, então presidente da República, teve um papel importante nesse episódio. 

(Renan) Gostaria de fazer uma singela homenagem ao presidente José Sarney, que convocou a Constituinte, e que como ninguém conduziu o Brasil das trevas para o momento iluminado de democracia e de liberdade de expressão que vivemos hoje no País. 

REPÓRTER: A senadora Ana Amélia do PP gaúcho destacou o papel da Constituição na liberdade de expressão. 

(A. Amélia) Hoje quando assistimos pela TV as sessões ao vivo da Câmara, Senado, Assembleias Legislativas e das Cortes Superiores em tempo real e quando lutamos no Congresso pelo voto aberto em todas as votações sem temer pressão do governo e das ruas não nos damos conta de que trilhamos pelos caminhos abertos pelo espírito de 1988. 

REPÓRTER: O livro, que conta a história de todas as Constituições, está disponível nas principais livrarias do País.
03/10/2013, 06h48 - ATUALIZADO EM 03/10/2013, 06h48
Duração de áudio: 02:37
Ao vivo
00:0000:00