Senado aprova MP que prevê R$ 15 bilhões para a Valec — Rádio Senado

Senado aprova MP que prevê R$ 15 bilhões para a Valec

LOC: A VALEC, EMPRESA PÚBLICA RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE FERROVIAS, PODE CONTAR COM UM ACRÉSCIMO DE ATÉ 15 BILHÕES DE REAIS EM RECURSOS.

LOC: ESTE É UM DOS ASSUNTOS DA MEDIDA PROVISÓRIA 618, APROVADA NESTA TERÇA-FEIRA PELO SENADO FEDERAL. A MP SEGUE AGORA A PARA SANÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE:
 
(Repórter) De acordo com dados da Confederação Nacional dos Transportes, o custo do transporte de grãos por rodovias é o dobro se comparado ao valor gasto para o mesmo produto escoado por ferrovias. Para que seja possível um maior investimento no transporte por trens, a emepê 618 autoriza o aumento do capital social da Valec em 15 bilhões de reais. O senador Wellington Dias, do PT do Piauí, lembra que o projeto veio em boa hora, já que, na opinião dele, o Brasil precisa investir nesta área de forma urgente: 

(Wellington Dias) Coloca um volume de recursos, 15 bilhões, que, pra quem conhece investimentos em estrutura ferroviária, ainda é baixo. Somos um país continental, um país que, a nossa produção, de forma cara e perigosa, é transportada através de rodovias. 

(Repórter) Além dos recursos destinados à Valec, a emepê libera 15 bilhões de reais para o BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, criticou esse tipo de liberação de verbas a partir das medidas provisórias. Para ele, isso demonstra falta de planejamento do governo: 

(Alvaro Dias) Essa medida provisória repassando recursos desequilibra orçamento da União. Há uma anarquia. O governo não atua com o planejamento adequado. O orçamento vai se tornando uma peça de ficção mais visível na história do país. 

(Repórter) A medida provisória 618 ainda prevê a renegociação de dívidas de produtores rurais da área da Sudene. Serão beneficiados os agricultores dos municípios nos quais foram declarados estado de calamidade pública por causa da seca entre dezembro de 2011 e junho de 2013.
01/10/2013, 05h14 - ATUALIZADO EM 01/10/2013, 05h14
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00