Projeto amplia gratuidade para maiores de 60 anos em transporte coletivo — Rádio Senado

Projeto amplia gratuidade para maiores de 60 anos em transporte coletivo

LOC: NO "DIA DO IDOSO", A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVA UM PROJETO QUE AMPLIA A GRATUIDADE PARA QUEM TEM 60 ANOS OU MAIS NO TRANSPORTE COLETIVO.
 
LOC: PROPOSTA BENEFICIA OS QUE SE DESLOCAM DENTRO DE UMA MESMA ZONA URBANA. O REPÓRTER SERGIO VIEIRA TRAZ OS DETALHES.

TEC: O projeto passa a garantir a gratuidade nos transportes públicos para quem tem 60 anos ou mais em deslocamentos entre cidades que fazem parte de uma mesma zona urbana, cenário muito comum principalmente nas grandes metrópoles do país. O autor da proposta é o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, que destacou a importância de se garantir esta isenção no “Estatuto do Idoso”.

(ALVARO DIAS): Nós temos áreas conurbadas imensas nas grandes metrópoles especialmente. Nós estamos assegurando a gratuidade plena aos idosos no que se refere ao transporte urbano e semi-urbano.

(REP): Garantir esta legislação claramente é importante, no entender do senador, porque muitas empresas entram na Justiça procurando restringir este direito com base no argumento de que, nas grandes metrópoles, a gratuidade só seria garantida dentro dos limites formais de cada cidade. O mesmo raciocínio é válido para o transporte intermunicipal e interestadual com os recursos do Fundo Nacional do Idoso, também garantido por este projeto, como explica Álvaro Dias.

(ALVARO DIAS): Trata-se de um segmento mais demandado pelos idosos carentes, tanto o intermunicipal quanto o interestadual. São viagens realizadas por pessoas idosas a busca de consultas médicas, de internação em centros maiores, visitas a parentes, visitas a parentes a cidades próximas ou até a capital do Estado e outros Estados.

(REP): O projeto vai ser analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça.
01/10/2013, 01h48 - ATUALIZADO EM 01/10/2013, 01h48
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00