CE deve votar projeto que obriga médicos a trabalhar no SUS por dois anos — Rádio Senado

CE deve votar projeto que obriga médicos a trabalhar no SUS por dois anos

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEVE VOTAR, NA TERÇA-FEIRA, PROJETO QUE OBRIGA MÉDICOS FORMADOS COM RECURSOS PÚBLICOS A PRESTAR O CHAMADO "EXERCÍCIO SOCIAL DA PROFISSÃO" POR DOIS ANOS. 

LOC: E A COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANALISA PROPOSTA QUE PREVÊ INDENIZAÇÃO PARA PASSAGEIROS NO CASO DE CANCELAMENTO DO VOO. CONFIRA A AGENDA DAS COMISSÕES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O projeto do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, obriga os médicos que tiveram os estudos custeados pelo governo – tanto em universidades públicas como nas privadas, se houver bolsa integral paga com dinheiro público – a prestar o "exercício social da profissão" por dois anos, logo após a conclusão do curso. Esse período deve ser cumprido em municípios com menos de 30 mil habitantes ou nas comunidades carentes nas periferias das grandes cidades. Cristovam Buarque acredita que se esse projeto já tivesse sido aprovado, evitaria a polêmica em torno do programa Mais Médicos. 

(Cristovam Buarque) A ideia de importar médicos. Isso, certamente, seria desnecessário se nós tivéssemos um bom sistema de saúde em todos os lugares e boas condições urbanas em qualquer cidade. Os nossos médicos iriam. Mas também eu tenho certeza de que seria desnecessário se tivesse um programa como esse, se nossos jovens médicos pudessem, já que estudaram financiados pelo povo, com os recursos do setor público, que eles pudessem fazer uma formação adicional trabalhando para o setor público em cidades onde há necessidade de médicos. 

(Repórter) A Comissão de Educação deve analisar ainda proposta que incentiva estados e municípios a qualificar estudantes do ensino superior beneficiários do fundo de financiamento estudantil que ainda não tenham emprego. Também na terça-feira, a Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor pode votar projeto que obriga empresas aéreas que cancelarem voos a indenizar o passageiro em valor igual à tarifa cheia, além do reembolso do valor do bilhete; e projeto que concede aposentadoria especial para pescadores. No mesmo dia, a Comissão de Ciência e Tecnologia examina proposta que determina que empresas concessionárias de serviços públicos ofereçam ao usuário a opção de receber a conta por meio eletrônico. Já a Comissão de Direitos Humanos debate os 25 anos da promulgação da Constituição sob a ótica das conquistas dos povos indígenas, com a participação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e de representantes da Funai, da Articulação dos povos indígenas e da CNBB. Na quarta-feira, a Comissão de Infraestrutura recebe o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para discutir as telecomunicações no Brasil. E a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo vai analisar projeto que prorroga até 2023 os benefícios para empresas nas áreas de atuação da Sudene e da Sudam.
30/09/2013, 01h18 - ATUALIZADO EM 30/09/2013, 01h18
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00