Comissão aprova projeto que cria Política de Atenção à Saúde do Homem — Rádio Senado

Comissão aprova projeto que cria Política de Atenção à Saúde do Homem

LOC: COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVA PROJETO QUE CRIA A POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM.

LOC: COMO A PROPOSTA FOI APROVADA EM CARÁTER TERMINATIVO, SE NÃO HOUVER RECURSO CONTRÁRIO, O TEXTO SEGUE AGORA PARA DISCUSSÃO NA CÂMARA DE DEPUTADOS. REPÓRTER TONCÁ BURITY. 

(Repórter) O projeto de lei da senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, determina que o SUS será responsável pela operacionalização da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem, com a prestação de serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que atingem a população masculina. A política também vai compreender doenças que atingem as mulheres, mas que apresentam taxas mais elevadas entre os homens. É o caso, por exemplo, do consumo abusivo de bebidas alcoólicas, da obesidade, da Aids, das doenças do coração e de câncer de pulmão, esôfago e estômago. A maior exposição da população masculina a determinados fatores de risco para a saúde reflete-se na expectativa de vida calculada por sexo pelo Instituto de Brasileiro de Geografia e estatística. Dados do IBGE indicam que para eles é de 70 anos, enquanto a delas chega a 77 anos. A relatora do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, defendeu a adequação da política pública de saúde à realidade cotidiana dos homens.
 
(Ana Amélia) As barreiras institucionais e sócio-culturais para inserção dos homens nos serviços de saúde são particularmente relevantes muitos deles argumentam que o seu papel de provedor da família os impede de buscar assistência à saúde com maior freqüência visto que o horário de funcionalmente de hospitais e postos de saúde coincide com suas jornadas especiais de trabalho. 

(Repórter) A senadora Angela Portela disse que o ministério da saúde já tem uma política de assistência à população masculina, mas que considera necessário que essa iniciativa esteja regulamentada em lei.
25/09/2013, 03h50 - ATUALIZADO EM 25/09/2013, 03h50
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00