Congresso faz homenagem aos 60 anos da Rede Record de Televisão — Rádio Senado

Congresso faz homenagem aos 60 anos da Rede Record de Televisão

LOC: O CONGRESSO NACIONAL HOMENAGEOU NESTA TERÇA-FEIRA, COM UMA SESSÃO SOLENE, A REDE RECORD DE TELEVISÃO. 

LOC: DEPUTADOS E SENADORES DESTACARAM O PAPEL FUNDAMENTAL DA EMISSORA, QUE COMPLETA 60 ANOS, NA DIFUSÃO DA MÚSICA E DA CULTURA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Em 27 de setembro de 1953, a TV Record estreou sua programação com uma transmissão musical. Além da música, foi pioneira também no esporte, tendo sido a primeira a transmitir ao vivo uma partida de futebol. O senador Eduardo Lopes, do PRB do Rio de Janeiro, um dos autores do pedido para homenagear a emissora com uma sessão solene do Congresso Nacional, lembrou ainda do papel da Record no fim da Ditadura Militar. Os grandes festivais musicais, onde muitos dos artistas protestavam contra o regime, concentravam a atenção da maioria da população. 

(Eduardo Lopes) O festival de 1967 trouxe às suas finais artistas do gabarito de Edu Lobo, Gilberto Gil, Chico Buarque e Caetano Veloso. Alguns estudiosos demarcam o período como de conformação do gênero que veio a ser denominado a MPB, a nossa Música Popular Brasileira. A audiência da Record chegou a inacreditáveis 97 pontos no Ibope, o maior da história em todo o planeta. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, falou sobre os festivais e sobre a importância da TV Record na promoção da música e também da dramaturgia no Brasil. 

(Renan Calheiros) Quase todos os astros da música, do humor e da dramaturgia do País se tornaram conhecidos na tela da Record. A emissora desde o seu início fez escola formando grandes profissionais, muitos deles ainda na ativa, contribuindo com a excelência que hoje é a televisão brasileira e ensinando às novas gerações toda a complexidade que se constitui hoje a comunicação televisiva. 

(Repórter) O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, destacou a atuação da Record na divulgação da cultura nacional. 

(Henrique Eduardo Alves) Os meios de comunicação social desempenham papel da mais alta relevância na formação das consciências e na eleição de temas para o debate da nossa sociedade. É portanto muito gratificante participar da justa homenagem a uma emissora que ao longo de seis décadas de existência gravou de forma tão marcante seu nome na história da cultura nacional. 

(Repórter) O deputado Antonio Bulhões, do PRB de São Paulo, destacou ainda o crescimento da emissora desde a década de 90, quando Edir Macedo assumiu o controle acionário e a transformou na Rede Record, que há seis anos ocupa o segundo lugar na audiência no Brasil.
24/09/2013, 01h52 - ATUALIZADO EM 24/09/2013, 01h52
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00