CRE pode sabatinar novo indicado para a embaixada do Brasil no Paraguai — Rádio Senado

CRE pode sabatinar novo indicado para a embaixada do Brasil no Paraguai

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES PODE SABATINAR O NOVO INDICADO PARA A EMBAIXADA DO BRASIL NO PARAGUAI.  

LOC: NOSSO PAÍS ESTÁ SEM REPRESENTANTE EM ASSUNÇÃO HÁ MAIS DE UM ANO, DESDE A QUEDA DO EX-PRESIDENTE FERNANDO LUGO. CONFIRA A POLÊMICA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TEC: Desde junho de 2012 a representação brasileira em Assunção está sem um embaixador formalmente indicado pela Presidência da República, desde que Dilma Roussef solicitou o retorno á Brasília do diplomata Eduardo dos Santos, como uma das reações dos países do Mercosul ao impeachment- relâmpago que derrubou o então presidente paraguaio Fernando Lugo. Com a eleição e posse recentes do novo presidente Horacio Cartes, as relações entre Brasil e Paraguai retornaram à normalidade, e há um forte interesse comum de incrementar as relações diplomáticas. Tanto que já chegou à Comissão de Relações Exteriores a indicação do diplomata José Felício, hoje embaixador em Cuba, para agora chefiar a missão no Paraguai. E teve o relatório pela aprovação do senador Luiz Henrique do PMDB de Santa Catarina, que revelou ter recebido pessoalmente do atual presidente Cartes e do ex-presidente Federico Franco o pedido para que esta indicação seja analisada o mais rapidamente possível na Casa. Por isso Luiz Henrique solicitou ao presidente da Comissão, senador Ricardo Ferraço do PMDB do Espírito Santo, que a sabatina seja realizada nesta quinta-feira. 

(LUIZ HENRIQUE): Solicitação que me fez pessoalmente o ex-presidente Franco e o presidente recém-empossado Horacio Cartes, solicito que se possível Vossa Excelência agende para quinta-feira, sendo possível, a sabatina do ilustre embaixador Jose Felício. 

(REP): Apesar das recentes divergências políticas, Luiz Henrique ressaltou que as relações econômicas entre os dois países aumentaram e muito no último ano. 

(LUIZ HENRIQUE): As relações comerciais e econômicas entre os países não foram afetadas por estes acontecimentos. Com efeito as exportações paraguaias ao Brasil cresceram 38% no ano passado, e as exportações brasileiras 25%. 

(REP): O Paraguai já formalizou seu retorno à Unasul, a União das Nações Sul-Americanas, mas ainda prosseguem as negociações para seu retorno definitivo ao Mercosul.
23/09/2013, 12h21 - ATUALIZADO EM 23/09/2013, 12h21
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00