Comissão Mista poderá conhecer o relatório final nesta quarta — Rádio Senado

Comissão Mista poderá conhecer o relatório final nesta quarta

LOC: A COMISSÃO MISTA DA MEDIDA PROVISÓRIA "MAIS MÉDICOS" PODERÁ CONHECER O RELATÓRIO FINAL NESTA QUARTA-FEIRA.

LOC: E HOJE, A COMISSÃO OUVIU REPRESENTANTES DA CLASSE PROFISSIONAL, DA GESTÃO DA SAÚDE E DA PROCURADORIA DO TRABALHO. OS DETALHES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) O presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira Filho, criticou a medida provisória, que, segundo ele, atropelou um debate que vinha sendo feito com o Ministério da Saúde. Ele defendeu o concurso público e disse que o valor oferecido pelo governo deveria ser para uma jornada de 20 e não de 40 horas semanais. Diante do que considera falta de respeito aos direitos trabalhistas, Geraldo Ferreira justificou medidas adotadas pela entidade.
 
(Geraldo Ferreira) Nenhum trabalhador, mesmo com sua determinação e vontade, pode abrir mão dos direitos trabalhistas. Então nós demos entrada nessas ações, tanto na vara federal, no supremo, no Ministério Público do Trabalho e no Tribunal de Contas da União defendendo os direitos legítimos dos trabalhadores.

(Repórter) Mas o secretário de saúde da Bahia, Jorge Sola, lembrou que mesmo depois de vários concursos, as vagas não são preenchidas. E deu o exemplo de seu estado.
 
(Sola) Fizemos concurso público, com provas em todas as capitais, infelizmente, mesmo assim, de 500 vagas, só conseguimos preencher 50 vagas. Quando chegavam e viam que 40 horas não era faz de conta, era pra valer, desistiam.

(Repórter) A par das ações tomadas pela federação dos médicos, a titular da Procuradoria do Trabalho da Décima Região, Ana Cláudia Monteiro, garantiu que o órgão fará inspeções nos locais onde esses médicos forem atuar. O objetivo, segundo ela, é esclarecer a relação profissional dentro do programa. O senador Humberto Costa, do PT pernambucano, acredita que a aprovação da MP já é um fato, e pediu um debate aprofundado sobre os problemas de longo prazo no setor.
 
(Humberto Costa) E eu acho que nós tínhamos quer aproveitar o tempo que ainda temos nessa comissão para discutir o futuro. O que as entidades médicas pensam sobre essa questão, e não ficarmos num cabo de guerra sobre um debate que na verdade está privando as pessoas de terem acesso à saúde.

(Repórter) A pressa em ampliar o debate é compartilhada pelo relator da matéria, deputado Rogério Carvalho, do PT de Sergipe. Ele informou que vai ao encontro do vice-presidente da República, Michel Temer, junto com uma comitiva de parlamentares, para debater o financiamento da saúde no país.
17/09/2013, 08h14 - ATUALIZADO EM 17/09/2013, 08h14
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00