Projeto exige que aluno de mestrado tenha disciplinas voltadas para magistério — Rádio Senado

Projeto exige que aluno de mestrado tenha disciplinas voltadas para magistério

LOC: O PROJETO QUE EXIGE QUE O ALUNO DE MESTRADO TENHA DISCIPLINAS VOLTADAS PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO.  

LOC: A PROPOSTA ESTÁ PRONTA PARA SEGUIR PARA A CÃMARA DOS DEPUTADOS. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC. O projeto que obriga os cursos de mestrado a oferecer disciplinas para a docência em nível superior foi aprovado pela Comissão de Educação. O projeto inicial, de autoria do senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, presidente do colegiado, previa que os programas de mestrado tivessem foco exclusivo na formação de docentes do ensino superior, mas o substitutivo do senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, determinou que as disciplinas voltadas para essa finalidade fizessem parte dos cursos já existentes. Para o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, a capacitação de professores em todos os níveis é um dos gargalos da educação brasileira e, por isso, a iniciativa de qualificar os mestres para atuação em sala de aula é tão importante. 

(Cristovam Buarque) Um dos problemas mais sério que nós temos na educação brasileira em todos os níveis é o despreparo de ser professor. Matemáticos, físicos, geógrafos, mas que não sabem ser professor. Existe uma maneira de ser professor, é uma linguagem que é ensinada , nem todos tem vocação, como nem todos têm vocação pra musica, mas é uma linguagem que se aprende e estamos desprezando este lado. 

(Repórter) O projeto ainda determina que o nível de mestrado será a titulação mínima exigida nos concursos para o magistério superior nas instituições públicas. Com a aprovação da Comissão de Educação, o projeto está pronto para seguir para a Câmara dos Deputados.
10/09/2013, 01h10 - ATUALIZADO EM 10/09/2013, 01h10
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00