Senado deve votar MP que destina R$ 2 bilhões ao Fies — Rádio Senado

Senado deve votar MP que destina R$ 2 bilhões ao Fies

LOC: O SENADO DEVE VOTAR NA SEMANA QUE VEM A MEDIDA PROVISÓRIA QUE DESTINA DOIS BILHÕES E NOVECENTOS MILHÕES DE REAIS PARA O FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL. 

LOC: TAMBÉM PODE SER VOTADO O PROJETO QUE AUMENTA A PENA PARA CONTRABANDO. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) Ao encaminhar a MP 616 ao Congresso Nacional, o governo argumentou que o Fies tem o objetivo de garantir aos estudantes, que não têm condições de arcar com as mensalidades, o acesso a universidades particulares. Esses alunos recebem um empréstimo, com taxa de juros de 3,4% ao ano. Com os dois bilhões de duzentos milhões de reais extras para o Fies, a ideia é oferecer novos financiamentos, e aditar empréstimos já contratados, como explicou o senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima.  

(Romero Jucá) É o fundo que atende a educação. Nós temos que investir na educação. O Fies é um instrumento que dá a oportunidade a brasileiros e brasileiras de estudarem, portanto, tem toda a prioridade do governo e também do Congresso. 

(Repórter) Além desta medida provisória está em regime de urgência no Plenário do Senado e assim tem prioridade, um projeto já aprovado pelos deputados que aumenta a pena para o crime de contrabando. A penalidade atual é de 1 a 4 anos de reclusão e pode passar de 2 a 5 anos.
05/09/2013, 06h54 - ATUALIZADO EM 05/09/2013, 06h54
Duração de áudio: 01:08
Ao vivo
00:0000:00