CPI aprova pedido de proteção policial para jornalista que denunciou espionagem — Rádio Senado

CPI aprova pedido de proteção policial para jornalista que denunciou espionagem

LOC: A CPI DA ESPIONAGEM APROVOU PEDIDO DE PROTEÇÃO POLICIAL PARA JORNALISTA QUE DENUNCIOU A ESPIONAGEM DOS ESTADOS UNIDOS NO BRASIL.
 
LOC: SENADORES DECIDEM NA PRÓXIMA SEMANA O ROTEIRO DAS INVESTIGAÇÕES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
 
(Repórter) Na primeira reunião, os integrantes da CPI da Espionagem elegeram a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, como presidente e o senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, como vice-presidente. Indicado para o cargo de relator, o senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, conseguiu aprovar um pedido de proteção policial para o jornalista norte-americano Glen Greenwald, que entrevistou Edward Snowden, autor das denúncias de que os Estados Unidos espionaram autoridades, empresários e cidadãos brasileiros. A Polícia Federal também cuidará do companheiro do jornalista, o brasileiro David Miranda, que foi detido no aeroporto de Londres no mês passado. Ricardo Ferraço afirmou que a medida foi necessária porque Greenwald ainda não revelou tudo o que sabe sobre o esquema de espionagem.
 
(Ricardo Ferraço) Não dá para pagar para ver. Acho que é uma fonte importantíssima e que revelou que isso é apenas o início em que pese a gravidade até aqui de tudo que foi denunciado. Acho que preservar a vida, a segurança e as informações é fundamental para que as informações possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento dos trabalhos da Comissão. 

(Repórter) Vanessa Grazziotin disse que os trabalhos da Comissão não se limitarão a investigar as denúncias, mas a evitar novos grampos.
 
(Vanessa Grazziotin) Como preparar melhor o nosso País para enfrentar esse tipo de invasão. Não só Brasil, mas vários países do mundo, até pela dependência que temos dessa nova e moderníssima modalidade de comunicação, como a gente pode trabalhar a estrutura do estado brasileiro para que possamos ter uma capacidade de dissuasão muito maior do que hoje. 

(Repórter) O senador Pedro Taques reiterou que os culpados identificados nas investigações da CPI poderão ser punidos.
 
(Pedro Taques) A responsabilização daqueles que aqui no Brasil porventura descumpriram as leis brasileiras. É possível , tendo em conta o princípio da extraterritorialidade, você responsabilizar pessoas que estão fora e que cometeram o crime aqui. 

(Repórter) Na próxima terça-feira, o relator vai apresentar um roteiro das investigações da CPI da Espionagem.
03/09/2013, 07h21 - ATUALIZADO EM 03/09/2013, 07h21
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00