Senadores querem esclarecer fato de espionagem da presidente Dilma pelos EUA — Rádio Senado

Senadores querem esclarecer fato de espionagem da presidente Dilma pelos EUA

LOC: O LÍDER DO GOVERNO NO SENADO APRESENTOU UM REQUERIMENTO DE REPÚDIO ÀS DENÚNCIAS DE QUE A PRESIDENTE DILMA FOI ESPIONADA POR AGENTES NORTE-AMERICANOS. 

LOC: E O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES COBROU QUE O GOVERNO BRASILEIRO PROCURE, COM RIGOR, ESCLARECER O QUE ACONTECEU. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) As denúncias de que a presidente Dilma Rousseff e assessores próximos foram espionados pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos repercutiram no plenário do Senado. O líder do governo na Casa, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, considerou o fato uma demonstração de autoritarismo e de intolerância. 

(Eduardo Braga) Estou encaminhando à consideração deste Senado um requerimento exprimindo o nosso claro repúdio desta Casa, do Congresso Nacional às essas investidas do governo dos Estados Unidos. 

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, acrescentou ser preciso esclarecer quais os tipos de comunicação da presidente Dilma Rousseff foram violadas. 

(Ana Amélia) Se a interceptação das ligações da presidente Dilma foi feita apenas com acesso às redes de comunicação ou se houve participação de espiões operando clandestinamente no território brasileiro. Ou, operando oficialmente no território brasileiro, o que seria muito mais grave. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, propôs que o governo brasileiro vá até às últimas consequências para apurar o que realmente aconteceu. 

(Ricardo Ferraço) Para levar esse debate para todos os fóruns internacionais, inclusive considerando que agora no mês de setembro tem a abertura da reunião anual da ONU e também a presidente Dilma estará fazendo uma visita de Estado aos Estados Unidos e terá a oportunidade de uma conversa de alto nível muito franca com o presidente Barack Obama visando esclarecimento a respeito desses lamentáveis fatos, que violam a nossa soberania. 

(Repórter) Ricardo Ferraço lembrou que a comissão já aprovou um convite para que o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, venha ao Senado esclarecer as denúncias de espionagem. Segundo o senador, o embaixador respondeu que depende de uma autorização de Washington para atender a esse pedido.
02/09/2013, 05h57 - ATUALIZADO EM 02/09/2013, 05h57
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00