Comissão vai realizar três audiências para debater MP do Mais Médicos — Rádio Senado

Comissão vai realizar três audiências para debater MP do Mais Médicos

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA DO PROGRAMA “MAIS MÉDICOS” VAI SER DEBATIDA EM TRÊS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA COMISSÃO MISTA. 

LOC: UM DOS PONTOS QUE SENADORES E DEPUTADOS QUEREM MAIS EXPLICAÇÕES É O CONVÊNIO ENTRE O BRASIL E A ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) Foi pelo convênio com a OPAS, que o governo brasileiro está contratando os médicos cubanos que começaram a chegar ao país para atuar em cidades do interior, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Deputados e senadores da comissão mista da MP 621 reclamaram que não conhecem os detalhes do acordo, como disse o senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe. 

(Eduardo Amorim) De fato não dá para a gente analisar a relação de trabalho, sem antes ter os documentos. É preciso que antes da audiência pública, envolvendo as relações de trabalho, a gente tenha todos os documentos necessários. 

(Repórter) O presidente do grupo de trabalho, senador João Alberto, do PMDB do Maranhão, disse esperar que em até quarenta e oito horas a documentação sobre o convênio com a OPAS chegue às mãos dos parlamentares. A primeira audiência pública para discutir a MP do Programa Mais Médicos está marcada para o dia três de setembro. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, listou os temas que devem ser tratados nesses encontros. 

(Humberto Costa) Eu acho há três atores que obrigatoriamente deviam estar em todas as discussões. Um, naturalmente, que é a representação dos médicos. O outro são os gestores públicos. E o outro a representação dos usuários. 

(Repórter) As duas outras audiências sobre a MP 621 estão marcadas para os dias dez e 17 de setembro. Essa MP permite a atuação de médicos estrangeiros ou brasileiros que se formaram no exterior sem a necessidade de revalidação do diploma. Também prevê a abertura de onze mil e quatrocentas e quarenta e sete vagas em faculdades de medicina até 2017.
27/08/2013, 05h41 - ATUALIZADO EM 27/08/2013, 05h41
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00