CAE aprova projeto que restabelece o fuso horário do Acre — Rádio Senado

CAE aprova projeto que restabelece o fuso horário do Acre

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU PROJETO QUE RESTABELECE O FUSO HORÁRIO DO ACRE EM DUAS HORAS A MENOS EM RELAÇÃO A BRASÍLIA. 

LOC: A PROPOSTA AINDA DEPENDE DA APROVAÇÃO DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DA SANÇÃO PRESIDENCIAL PARA VIRAR LEI. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O Congresso Nacional aprovou uma lei em 2008 que reduziu para apenas uma hora a diferença de fuso horário do Acre e da parte ocidental do Amazonas em relação à Brasília. A lei, entretanto, previa a confirmação da mudança por meio de um referendo popular, o que acabou não acontecendo. Em 2010 a maioria dos eleitores acrianos votou pelas duas horas de diferença em relação a Brasília. O projeto aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos restabelece os dois fusos a menos para o Acre e algumas cidades amazonenses. Uma emenda de redação separou os dois estados de forma a possibilitar um veto parcial da Presidência da República, caso seja de interesse das cidades amazonenses afetadas. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas explicou que elas não foram ouvidas no referendo de 2010. 

(VANESSA): Porque aí permite aos municípios do estado do Amazonas, se quiserem ter ainda a oportunidade de pleitear junto à presidenta Dilma o veto apenas para o estado do Amazonas e não o estado do Acre. 

(REPÓRTER): O senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre, disse que a população de seu estado aguarda ansiosa pelo retorno ao fuso antigo. 

(PETECÃO): Passou da hora, temos que dar uma satisfação, o povo tá esperando. sob pena de a população achar que estamos criando um mecanismo aqui para poder estar emperrando o projeto. Estamos dando aqui hoje nessa comissão um grande passo. 

(REPÓRTER): O projeto segue para a votação na Comissão de Relações Exteriores e no Plenário do Senado. Se aprovado, dependerá da sanção presidencial para virar lei.
27/08/2013, 01h35 - ATUALIZADO EM 27/08/2013, 01h35
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00