Senadora quer explicações sobre condições de trabalho dos médicos cubanos — Rádio Senado

Senadora quer explicações sobre condições de trabalho dos médicos cubanos

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA QUER EXPLICAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS MÉDICOS CUBANOS. 

LOC: SEGUNDO O SENADOR GIM ARGELLO, O MINISTRO ALEXANDRE PADILHA DEVERÁ VIR AO SENADO PARA TRATAR DO ASSUNTO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Quatrocentos médicos cubanos devem desembarcar no Brasil em setembro para atuarem nas regiões Norte e Nordeste e nas periferias das grandes cidades. Segundo o Ministério da Saúde, outros 3.600 profissionais cubanos virão para o País pelo Programa Mais Médicos. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, cobrou esclarecimentos do governo brasileiro sobre o convênio com a Organização Panamericana de Saúde que permitirá a vinda dos médicos cubanos. Ela quer saber os gastos do Ministério da Saúde com a hospedagem dos profissionais estrangeiros. Ana Amélia também questionou o fato de o governo brasileiro repassar dois terços do valor do salário de R$ 10 mil pago aos participantes do Programa Mais Médicos para a Opas, que vai transferir a verba para o governo cubano. Ela comparou a situação dos médicos de Cuba com a dos trabalhadores bolivianos submetidos a trabalho escravo em São Paulo. 

(Ana Amélia) O pior é que vai ser um trabalho precarizado e com a chancela oficial dos governos. No caso dos bolivianos, eles são imigrantes ilegais. É uma exploração de outra forma, pela ilegalidade. No caso dos cubanos não, é uma chancela oficial de dois governos. Se queremos que nosso trabalhador tenha valorização do seu trabalho,, também os estrangeiros que vêem aqui, queremos a valorização de seu trabalho e não ser um joguete na mão de um governo. 

(Repórter) O líder do PTB, senador Gim Argello, do Distrito Federal, não acredita que essa polêmica comprometerá a votação da medida provisória que cria o Programa Mais Médicos. 

(Gim) Não acredito não. Vamos avaliar e ver. Tenho certeza que o ministro Padilha vai nos explicar isso com tranquilidade. Vamos aguardar. Ele deve vir falar conosco no começo da semana. Mas tenho certeza que será uma explicação bastante plausível. 

(Repórter) A medida provisória do programa Mais Médicos está em discussão por uma comissão composta por deputados e senadores, que apresentaram 567 sugestões de mudanças. Depois de aprovada pelo colegiado, a MP será submetida aos Plenários da Câmara e do Senado.
22/08/2013, 08h23 - ATUALIZADO EM 22/08/2013, 08h23
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00