Prédios deverão ter plano de manutenção para o sistema de ar condicionado — Rádio Senado

Prédios deverão ter plano de manutenção para o sistema de ar condicionado

LOC: TODOS OS PRÉDIOS DEVERÃO TER UM PLANO DE MANUTENÇÃO PARA O SISTEMA DE AR CONDICIONADO.  

LOC: O PROJETO, APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO, AGORA RETORNA PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: O projeto é do deputado Lincoln Portela do PR de Minas Gerais, e como foi alterado pelos senadores, retorna para a Câmara. Pelo projeto as edificações em geral, inclusive as residenciais, deverão conter um plano de manutenção, contando com a atuação de profissionais habilitados, voltado para o bom funcionamento do sistema de ar condicionado. O objetivo é reduzir a possibilidade de contaminação pela disseminação de bactérias, vírus, fungos e poluentes por meio dos dutos do ar condicionado. O relator da proposta, senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, votou pela aprovação do texto. 

(PAULO PAIM): O sistema de climatização de ambientes, cada vez mais comum em nosso país, necessita de manutenção constante para não se tornarem foco de variadas doenças, que visa aumentar o rol de profissionais capacitados a supervisionar o procedimento da manutenção destes sistemas, o que vai evitar uma série de doenças. 

(REPÓRTER): O senador Jorge Viana do PT do Acre também votou a favor da iniciativa, e explicou por que. 

(JORGE VIANA): Isto é uma situação que põe em risco quando não tendo um marco regulatório mínimo, necessário. Todos os edifícios de uso público, artificialmente climatizado, devem dispor de um Plano de Manutenção com vistas à minimização dos riscos potenciais à saúde dos ocupantes. Também nos ambientes climatizados de uso restrito, tais como os Hospitais e outros. 

(REPÓRTER): O projeto também determina que os prédios terão um prazo máximo de 6 meses, a partir da sanção da lei, para se adequarem a essas mudanças e adotarem um plano de manutenção para o sistema de ar condicionado.
21/08/2013, 12h41 - ATUALIZADO EM 21/08/2013, 12h41
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00