Metade da população brasileira já acessa a internet — Rádio Senado

Metade da população brasileira já acessa a internet

LOC: METADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA JÁ TEM ACESSO À INTERNET.

LOC: O DADO FOI APRESENTADO NA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE CIÊNCIA TECNOLOGIA INOVAÇÃO COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA QUE DISCUTIU A GOVERNANÇA DA INTERNET DO BRASIL. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Governança da internet é o nome dado para as ações que tratam da organização do uso da rede, como a atribuição de domínios e registros de endereços e a adoção de medidas para que a internet brasileira mantenha os padrões internacionais. No Brasil, essas ações são atribuições do comitê gestor da internet. Em vinte anos, o número de registros "ponto BR" saltou de mil domínios para três milhões e trezentos mil. Os convidados destacaram que a governança da internet brasileira é eficiente, mas precisa se preocupar mais com aspectos ligados à segurança tecnológica e jurídica. O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática, Zezé Perrela, do PDT de Minas Gerais, disse que a atual situação não atende aos usuários e só beneficia as empresas.

(Zezé Perrela) Estamos em um momento em que responsabilidades, critérios e características da rede devem ser definidas, pois o usuário comum está em limbo de indefinições, e isso resulta, por vezes, em situações em que, em detrimento dos usuários, os interesses econômicos das operadoras, provedoras e outras empresas que exploram a rede prevalecem.


(Repórter) O integrante do comitê gestor e representante da Anatel Marcelo Bechara lembrou que a popularização da rede mundial de computadores justifica que a internet siga o ordenamento jurídico.

(Marcelo Bechara) Passa-se a impressão de algo que não é palpável, mas é um lugar no qual as pessoas são ofendidas e ofendem, no qual se cometem crimes - nós já temos uma lei de crimes. Mas a aprovação do marco civil é fundamental.


(Repórter) O marco civil da internet é um projeto de lei que estabelece os direitos e deveres dos usuários no Brasil. A proposta aguarda votação pelo Plenário da Câmara dos Deputados para depois ser examinada pelo Senado.
21/08/2013, 02h53 - ATUALIZADO EM 21/08/2013, 02h53
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00