CAS aprova projeto que proíbe venda de alimentos não-saudáveis nas escolas — Rádio Senado

CAS aprova projeto que proíbe venda de alimentos não-saudáveis nas escolas

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS PROÍBE A VENDA DE ALIMENTOS NÃO-SAUDÁVEIS NAS ESCOLAS, ASSIM COMO SEU USO NA MERENDA ESCOLAR.  

LOC: ESTE PROJETO JÁ SEGUE PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. CONFIRA TODOS OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TEC: A obesidade infantil cresceu muito nos últimos anos. Esta questão relacionada a uma alimentação não-saudável pode causar uma série de problemas de saúde nas crianças, como pressão alta, diabetes e até mesmo casos de cânceres. É para combater esta situação que a Comissão de Assuntos Sociais aprovou o projeto de Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que proíbe a venda nas cantinas dentro de escolas, de bebidas com baixo teor nutricional assim como de alimentos com quantidades grandes de açúcar, de gordura trans, gordura saturada e sal. Alguns destes produtos são consumidos em grande escala pelas crianças, como refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos, salgadinhos e batatinhas. O texto também proíbe o uso deste tipo de alimentos nas merendas preparadas para os alunos em escolas públicas e privadas, como explicou a relatora da proposta, a senadora Ângela Portela do PT de Roraima. 

(ANGELA PORTELA): É vedada a utilização nos cardápios de alimentação escolar, de bebidas de baixo teor nutricional e de alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans ou de sódio. 

(REP): Pela proposta, as escolas e fundações educacionais terão 6 meses para se adequarem ao novo regulamento, após a sanção da Lei. O projeto segue agora para análise na Câmara dos Deputados.
14/08/2013, 12h41 - ATUALIZADO EM 14/08/2013, 12h41
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00