Comissão aprova novos embaixadores para Japão e Holanda — Rádio Senado

Comissão aprova novos embaixadores para Japão e Holanda

LOC: O BRASIL QUER AUMENTAR AINDA MAIS SEU COMÉRCIO COM O JAPÃO E A HOLANDA.  

LOC: ESTA FOI A TÔNICA NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES QUE APROVOU NOVOS EMBAIXADORES BRASILEIROS PARA ESTES DOIS PAÍSES, QUE ESTÃO ENTRE OS MAIS RICOS DO MUNDO. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) Pela Constituição, cabe à Comissão de Relações Exteriores do Senado avaliar os diplomatas indicados pelo Governo para comandarem as embaixadas brasileiras ao redor do mundo. E os senadores aprovaram dois nomes para países com os quais o Brasil tem fortes ligações culturais e comerciais: Japão e Holanda. Para o Japão, que é a 3ª maior economia do mundo, foi confirmado o diplomata Andre Correa do Lago. Brasil e Japão são aliados no G-4, formado também por Alemanha e Índia, e defendem a ampliação do Conselho de Segurança da ONU. Atualmente, vivem no Japão quase 200.000 brasileiros, numa comunidade que já foi superior a 300.000, mas que caiu nos últimos anos devido à estagnação da economia japonesa e a um crescimento maior de nosso país. O diplomata Correa do Lago lembrou que o Brasil recebe muito investimento de empresas japonesas, e que a Embaixada vai trabalhar para aumentar as relações comerciais 

(ANDRE CORREA DO LAGO): O aumento de investimentos no Brasil tem sido notável, inclusive esta semana a Honda anunciou que vai fazer uma segunda fábrica no Brasil. E temos um potencial extraordinário de cooperação na área de portos, na área do pré-sal e evidentemente na área de ciência e tecnologia, e educacional. 

(Repórter): O relator para a indicação de Correa do Lago foi o senador Jorge Viana do PT do Acre, que pediu que o diplomata atue para que nosso país retorne para a “ITTO”, a sigla em inglês da Organização Internacional da Madeira Tropical, cuja sede fica no Japão. 

(JORGE VIANA) A ITTO, ela reúne mais de 140 países. O Brasil participa com 4% do PIB florestal no mundo, isto é nada. Se bem trabalhado este tema é uma possibilidade, tem um potencial do tamanho do agronegócio no Brasil, é assim que eu faço o paralelo, ou maior ainda com as possibilidades que tem. 

(Repórter) Também foi aprovada a indicação do diplomata Piragibe Tarragô para a embaixada do Brasil na Holanda, que é o 5º. maior parceiro comercial de nosso país e com quem, no entender do embaixador, o Brasil tem afinidades na visão liberal do mundo e na defesa dos valores democráticos.
13/08/2013, 08h48 - ATUALIZADO EM 13/08/2013, 08h48
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00