CAS aprova PL que obriga governos a adotar ações para alimentação saudável — Rádio Senado

CAS aprova PL que obriga governos a adotar ações para alimentação saudável

LOC: OS GOVERNOS EM TODOS OS NÍVEIS PODERÃO SER OBRIGADOS A ADOTAR AÇÕES VOLTADAS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 

LOC: ESTE FOI O TEOR DE PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS E QUE SEGUE AGORA PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS, COMO INFORMA O REPÓRTER SERGIO VIEIRA.  

TÉC: O projeto é do senador Gim, do PTB do Distrito Federal, e obriga o poder público, em todos os níveis, a adotar políticas públicas voltadas para a alimentação saudável entre as crianças e os adolescentes. Entre as medidas sugeridas pelo senador estão o controle da propaganda, a rotulagem e ainda a restrição para a venda nas escolas de produtos que fazem mal à saúde. A relatora, senadora Ângela Portela do PT de Roraima, lembrou os problemas provocados pela obesidade. 

(ANGELA PORTELA): A gravidade da obesidade está relacionada principalmente com várias doenças que embora possam estar associadas a outros fatores, podem ser desencadeadas ou agravadas pelo excesso de peso. Destacam-se entre elas a diabete Tipo 2, a hipertensão arterial, os acidentes vasculares e encefálicos, as doenças cardiovasculares, a gota, as artropatias e algumas neoplasias malignas. Estas condições são responsáveis também por 44% dos casos de diabetes, 23% das cardiopatias isquêmicas e entre 7% e 41% dos cânceres. 

(REPÓRTER): Angela Portela destacou, ainda, outras condições negativas relacionadas à obesidade. 

(ANGELA PORTELA): Em relação a recursos financeiros necessários ao atendimento das necessidades das doenças, os gastos com medicamentos e com outros cuidados à saúde afetam todos os envolvidos. Os próprios pacientes ou seus familiares, os serviços públicos de saúde, os planos privados da assistência à saúde e as instituições filantrópicas. 

(REPÓRTER): Segundo números do IBGE citados pela senadora, quase um terço da população brasileira hoje está acima do peso.
07/08/2013, 12h36 - ATUALIZADO EM 07/08/2013, 12h36
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00