EUA têm acesso a toda informação trocada por telefone, e-mail ou em sites — Rádio Senado

EUA têm acesso a toda informação trocada por telefone, e-mail ou em sites

LOC: OS ESTADOS UNIDOS TÊM ACESSO A QUALQUER INFORMAÇÃO TROCADA POR TELEFONE, EMAIL OU EM SITES DA INTERNET POR PESSOAS DE TODO O MUNDO.  

LOC: A AFIRMAÇÃO É DO BLOGUEIRO NORTE-AMERICANO GLEEN GREENWALD, QUE GUARDA DOCUMENTOS ENVIADOS PELO EX-AGENTE NORTE-AMERICANO EDWARD SNOWDEN. GREENWALD ESTEVE NESTA TERÇA-FEIRA NO SENADO, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) Para Gleen Greenwald, o objetivo do governo norte-americano é acabar com a privacidade no mundo, por meio de interceptações telefônicas e de internet, e desequilibrar as relações governamentais a seu favor. Na audiência conjunta das comissões de Relações Exteriores do Senado e da Câmara, o blogueiro nascido na Flórida e que há oito anos mora no Rio de Janeiro disse que a rede de espionagem montada pelo governo norte-americano tem como principal alvo o comércio, e não o combate ao terrorismo. Mas, segundo Greenwald, os cerca de 70 mil espiões pagos por Washington coletam todo tipo de informação possível para favorecer o governo dos Estados Unidos. E, diferentemente do que afirmaram autoridades daquele país, a interceptação é total, indo além dos chamados metadados, que são dados gerais dos assuntos tratados: 

(Gleen Greenwald) Eles podem coletar os conteúdos dos emails, as listas de pesquisas que nós estamos fazendo no Google ou website que estamos visitando, também com ligações, a qualquer momento eles podem invadir não só os meta dados, mas também os conteúdos de ligações, de emails, eles podem fazer isso com programas e também com ligações. 

(Repórter) Greenwald admitiu que detém cerca de 20 mil documentos enviados por Edward Snowden, e que vai divulgar informações explosivas caso aconteça algo ao ex-agente norte-americano, que está em asilo provisório na Rússia para evitar ser preso pelos Estados Unidos. Também disse que o país que oferecer asilo definitivo a Snowden será beneficiado com a divulgação preferencial de dados. O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, garantiu que o Congresso Nacional vai adiante para saber que empresas colaboraram com a espionagem norte-americana: 

(Ricardo Ferraço) Nós já temos requerimentos para audiência pública aprovados, não só para ouvirmos as empresas que operam a internet, mas também para empresas de telecomunicação, que tem aliança com empresas norte-americanas que, na visão do senhor Gleen, são por onde essas conexões estão acontecendo. 

(Repórter) A data da audiência será marcada nos próximos dias. Já tinham sido ouvidos pelas comissões, em julho, os ministros da Defesa, Celso Amorim, das Comunicações, Paulo Bernardo, e de Relações Exteriores, Antonio Patriota.
06/08/2013, 08h06 - ATUALIZADO EM 06/08/2013, 08h06
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00