Senadores comemoram sanção da chamada Lei Anticorrupção — Rádio Senado

Senadores comemoram sanção da chamada Lei Anticorrupção

LOC: SENADORES COMEMORAM A SANÇÃO DA CHAMADA "LEI ANTICORRUPÇÃO", APROVADA PELO SENADO ATENDENDO ÀS MANIFESTAÇÕES POPULARES DE JUNHO. 

LOC: CONFIRA TODOS OS DETALHES DESTA NOVA LEI, QUE TEM COMO OBJETIVO ENDURECER O COMBATE ÀS EMPRESAS QUE CORROMPEM SERVIDORES PÚBLICOS. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: A presidente Dilma sancionou com 3 Vetos a chamada "Lei Anticorrupção", aprovada pelo Senado atendendo ao clamor popular pedindo mais rigor contra este tipo de crime. A nova Lei responsabiliza administrativa e civilmente as empresas que cometem crimes contra a Administração Pública, com novas punições que incluem outras esferas além da Judicial. O objetivo é combater a corrupção de servidores, fraudes em Licitações ou Contratos e a obstrução de investigações, além de outras práticas ilícitas. O senador Inácio Arruda do PC do B do Ceará lembra que o Senado cumpriu sua parte, ao endurecer o combate à corrupção direcionando-o também para as empresas. 

(INACIO ARRUDA): Também as empresas, porque normalmente os corruptores ficam livres no Brasil. Quer dizer, eles que são os principais agentes da corrupção, eles que atuam no sentido de induzir a corrupção no serviço público. Estes agentes de corrupção ficavam fora, não tinham punição. Eles entram com a empresa, eles quebram empresas, eles fazem Aditivos, eles desfazem Aditivos e ficava por isto mesmo. No outro dia eles abrem a empresa usando outro nome, e continuam fazendo as mesas práticas. 

(REP): Nos Vetos, Dilma retirou o artigo que limitava o valor da multa para as empresas apenas ao valor do Contrato. Ou seja, fica o artigo que prevê aplicação da multa em até 20% do faturamento bruto da empresa, ou até R$ 60 milhões se este cálculo não for possível. Outro Veto retirou da Lei a necessidade da comprovação da Culpa ou Dolo para aplicar as punições. Também saiu o Artigo que determinava que a participação ativa de um servidor seria um atenuante para a empresa. A senadora Vanessa Graziottin do PC do B do Amazonas comemorou a sanção, mas lembra que as leis no Brasil ainda têm muitas brechas para a corrupção. 

(VANESSA GRAZIOTTIN): Ainda temos muitas brechas na Legislação brasileira, e brechas que devam ser todas elas fechadas. Vamos trabalhar também algumas mudanças pra estender a questão da ficha limpa para o Poder Judiciário e para o Ministério Público. 

(REP): A nova Lei prevê também a perda dos bens, a suspensão das atividades e a dissolução das empresas envolvidas.
02/08/2013, 01h12 - ATUALIZADO EM 02/08/2013, 01h12
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00