Ana Rita comemora sanção de projeto que garante atendimento a vítimas — Rádio Senado

Ana Rita comemora sanção de projeto que garante atendimento a vítimas

LOC: A SENADORA ANA RITA, DO PT DO ESPÍRITO SANTO, COMEMOROU A DECISÃO DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE SANCIONAR, SEM VETOS, O PROJETO QUE GARANTE ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE ESTUPRO. 

LOC: O PROJETO FOI APROVADO PELOS SENADORES EM JUNHO PASSADO. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) A lei determina que hospitais e centros de saúde do SUS, o Sistema Único de Saúde, estão obrigados a atender com urgência as vítimas de violência sexual. Os profissionais terão que oferecer meios para evitar a gravidez indesejada nestes casos e prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Aids. Também deverão informar às vítimas sobre seus direitos legais e sobre todos os serviços disponíveis. Para a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, ao sancionar o projeto sem vetos, a presidente Dilma Rousseff reforçou os direitos de vítimas de estupro. 

(Ana Rita) E eu avalio como muito positivo, principalmente porque eu fui relatora da CPMI da Violência contra a Mulher e vi o quanto que as mulheres que são vítimas de violência sexual sofrem após um estupro. O projeto vem garantir o direito e vem assegurar a essas pessoas maior dignidade. 

(Repórter) A nova lei, que considera violência sexual qualquer forma de atividade sexual não consentida, entra em vigor em três meses.
01/08/2013, 06h19 - ATUALIZADO EM 01/08/2013, 06h19
Duração de áudio: 01:08
Ao vivo
00:0000:00