CRE deve ouvir jornalista que publicou reportagens sobre espionagem — Rádio Senado

CRE deve ouvir jornalista que publicou reportagens sobre espionagem

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DEVE RECEBER NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA O JORNALISTA INGLÊS QUE PUBLICOU DIVERSAS REPORTAGENS SOBRE A ESPIONAGEM AMERICANA NO BRASIL.

LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO PELO PRESIDENTE DO COLEGIADO, SENADOR RICARDO FERRAÇO. MAIS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TEC: O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Ricardo Ferraço do PMDB do Espírito Santo, confirmou para a próxima terça-feira a audiência com o colunista do jornal britânico The Guardian, Glenn Greenwald. O jornalista manteve contato e divulgou o material coletado pelo ex-funcionário do serviço secreto americano Edward Snowden. Para o senador Ricardo Ferraço, a reunião será uma oportunidade para discutir os detalhes sobre o gigantesco esquema de espionagem norte-americano em nosso país, que teria incluído até mesmo a violação da privacidade pela Internet e telefônica de milhões de cidadãos, órgãos do Estado e empresas. 

(RICARDO FERRAÇO): O Greenwald, que foi quem conversou durante dias, semanas com o Snowden, para que nós pudéssemos tomar conhecimento de todos estes fatos que são da maior gravidade. Porque violam um conceito e um valor da civilização, que é o conceito da individualidade, do sigilo das pessoas. São informações que revelam na prática, de maneira contundente, que esta espionagem foi pra além dos limites. Ou seja, a todo e qualquer custo está se quebrando o sigilo das pessoas, está se quebrando o sigilo de Estados nacionais, está se quebrando o sigilo de empresas comerciais, industriais. 

(REP): Ricardo Ferraço também confirmou para o próximo dia 13 uma audiência com representantes das empresas Facebook, Microsoft e Google, que teriam colaborado com o esquema. 

(RICARDO FERRAÇO): Vamos também ato contínuo ouvir a todos os representantes das empresas que foram citadas por terem de alguma forma colaborado, como o Facebook, como a Microsoft, como o Google, entre outras. 

(REP): Neste final de semana, a revista Época publicou novos documentos ultra-secretos do serviço de espionagem americano, que mostram que altos funcionários do serviço diplomático do Brasil, do Japão, da França e do México também foram espionados durante a votação na ONU que decidiu pelas sanções contra o Irã em 2010. Segundo estes documentos, a espionagem foi decisiva para a vitória do governo americano contra o Irã.
30/07/2013, 12h26 - ATUALIZADO EM 30/07/2013, 12h26
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00