Projeto de Lei pode restringir venda de cigarros no comércio — Rádio Senado

Projeto de Lei pode restringir venda de cigarros no comércio

A VENDA DE CIGARROS PODE SER PROIBIDA EM SUPERMERCADOS, BARES, RESTAURANTES E LOJAS DE CONVENIÊNCIA.  

É O QUE DETERMINA UM PROJETO QUE ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. A REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER): O projeto do senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, proíbe a venda de cigarros em supermercados, Lojas de Conveniência, postos de gasolina, bancas de jornal ou qualquer outro lugar onde haja consumo e venda de comida. A proposta estava na pauta da última reunião da Comissão, mas os senadores pediram mais tempo para analisar a matéria. Assim o projeto já pode ser analisado a partir de agosto, quando retomam as votações. O senador Paulo Davim, que também é médico, explicou que a iniciativa busca diminuir o consumo de cigarros e evitar doenças relacionadas ao tabagismo 

(PAULO DAVIM): 90% dos cânceres de pulmão são responsabilizados ao hábito de fumar. Mais de 30% das doenças coronarianas são de responsabilidade direta do uso de cigarro. O fumante, ele tem muito mais probabilidade de ter câncer de boca, câncer de esôfago, câncer de bexiga, câncer de estomago, todos os cânceres a incidência é bem maior no fumante. O tabaco mata 130.000 pessoas por ano no Brasil. 

(REPÓRTER) O senador também argumentou que os efeitos nocivos causados pelo uso do cigarro provocam grandes gastos do sistema de saúde. 

(PAULO DAVIM): O Governo gasta 21 bilhões de reais na internação de pacientes que tiveram problemas de saúde oriundos do uso do cigarro. Se o Governo capta um pouco mais de 6 bilhões de tributação do fumo, gasta 3 vezes mais. 

(REPÓRTER): O relator, senador José Pimentel do PT do Ceará, defendeu a aprovação do projeto, que ainda deve ser analisado pelas Comissões de Assuntos Econômicos e de Defesa do Consumidor.
23/07/2013, 01h21 - ATUALIZADO EM 23/07/2013, 01h21
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00