PEC que acaba com voto secreto deve ser votada a partir de agosto — Rádio Senado

PEC que acaba com voto secreto deve ser votada a partir de agosto

LOC: AS VOTAÇÕES SECRETAS QUE ACONTECEM NO CONGRESSO NACIONAL PODEM ESTAR COM OS DIAS CONTADOS. 

LOC: PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL QUE ACABA COM ESSE TIPO DE VOTO DEVE SER VOTADA NO SEGUNDO SEMESTRE. REPÓRTER LARISSA BORTONI 

TÉC: Com a mudança no texto da Constituição proposta pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, passam a ser abertas e públicas todas as votações no Congresso Nacional. E isso vale para os processos de cassação de mandatos de deputados federais ou senadores; indicações de autoridades como embaixadores, diretores do Banco Central, ministros dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União; de indicação ou exoneração antecipada do procurador-geral da República; e de análise de vetos do Planalto a projetos de lei aprovados pelo Congresso. Segundo o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, acabar com os votos secretos atende a uma antiga reivindicação da sociedade. 

(Paim) A população nos passa uma procuração. Nós temos que prestar conta do nosso trabalho. Como é que tu presta conta? Somente no voto aberto. Como é que a população vai saber como a gente age aqui dentro? Eu posso até dizer que votei assim ou assado, mas qualquer um da população vai dizer: como é que eu vou saber se o voto foi secreto? 

(REPÓRTER) As novas normas para as votações no Congresso Nacional, com o fim do voto secreto, só passarão a valer se forem aprovadas no Senado e também na Câmara dos Deputados. Além disso, a proposta deve ser promulgada para passar a fazer parte do texto constitucional.
18/07/2013, 01h26 - ATUALIZADO EM 18/07/2013, 01h26
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00