Parlamentares apresentam pedido de instalação de CPI Mista da Copa — Rádio Senado

Parlamentares apresentam pedido de instalação de CPI Mista da Copa

LOC: UM GRUPO DE PARLAMENTARES APRESENTA PEDIDO PARA INSTALAÇÃO DE UMA CPI MISTA DA COPA. 

LOC: A COMISSÃO DEVERÁ SER INSTALADA EM AGOSTO APÓS A CONFERÊNCIA DAS ASSINATURAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O deputado Izalci Lucas do PSDB do Distrito Federal já protocolou o requerimento de criação da CPI Mista da Copa para investigar os gastos com a realização do Mundial no Brasil. Segundo ele, o pedido com o apoio de 28 senadores e 192 deputados precisa ser lido numa sessão do Congresso Nacional, o que deverá ocorrer em agosto. Izalci, que coletou as assinaturas, disse ter pareceres do Tribunal de Contas da União que revelam irregularidades. 

(Izalci Lucas) É apuração de possível desvio de recursos públicos na aplicação da infraestrutura da Copa do Mundo. Superfaturamento. Temos várias isenções que ultrapassam R$ 1 bilhão em incentivos fiscais. Teve isenção de importação, tem recursos do PAC, do BNDES e do Fundo de Garantia e estados com limite estourado na Lei de Responsabilidade Fiscal, que usaram esse artifício da Copa. A maioria desses investimentos não ficará pronta antes da Copa, portanto, irregular. 

(Repórter) O regimento permite a retirada das assinaturas até a meia-noite do dia da leitura do requerimento. O líder do PT, senador Wellington Dias, do Piauí, negou pressão para que aliados voltem atrás no apoio. Mas ponderou que não há justificativas para uma CPI. 

(Wellington Dias) A interpretação é de que no requerimento apresentado não há nenhum documento, nenhum fato concreto como prevê a Constituição. É isso que será analisado antes da instalação. 

(Repórter) O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, ressaltou que a CPI da Copa conta com o apoio popular que fez o Congresso Nacional adotar uma pauta positiva. 

(Alvaro Dias) Nos últimos tempos, era impossível alcançar o número regimental de assinaturas para a CPI. Mas depois da mobilização popular, houve essa mudança. Esperamos que ela seja instalada e não seja abafada. 

(Repórter) O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, de Rondônia, confirmou a intenção do Congresso de atender ao clamor das ruas. 

(Valdir Raupp) Acho que as estruturas de estádio de futebol, vias de acesso aos estádios, aeroportos, acho tudo isso importante. Mas se houve também algum gasto excessivo que a população não está aceitando e se for da vontade do Congresso Nacional instalar uma CPI, por que não? Isso faz parte da democracia. 

(Repórter) A próxima sessão do Congresso Nacional está marca para 20 de agosto.


17/07/2013, 07h27 - ATUALIZADO EM 17/07/2013, 07h27
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00