CDH debate com movimentos sociais as recentes manifestações — Rádio Senado

CDH debate com movimentos sociais as recentes manifestações

LOC: OS JOVENS QUEREM QUE SEJAM APURADOS OS EXCESSOS DA POLÍCIA DURANTE AS MANIFESTAÇÕES QUE TOMARAM CONTA DO PAÍS EM JUNHO. 

LOC: DURANTE AUDIENCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO, REPRESENTANTES DE ENTIDADES E MOVIMENTOS DE JUVENTUDE AVALIARAM O MOVIMENTO. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS 

(Repórter) As passeatas organizadas a partir das redes sociais tiveram como motivação inicial a redução do preço das tarifas de ônibus. Outras reivindicações, no entanto, foram incluídas, como o fim da PEC 37, transparência nos gastos com a Copa do Mundo e mais recursos para a saúde e para educação, por exemplo. Em audiência na Comissão de Direitos Humanos, o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Alessandro Melchior, destacou que as associações ligadas à entidade vão compilar e levar a público os casos de abuso policial e violação de direitos humanos contra os manifestantes. 

(Alessandro Melchior) Que o conselho nacional da juventude está elaborando um relatório sobre as violações dos direitos humanos durante as manifestações e a gente pretende aprovar o relatório na próxima reunião porque a gente sabe que os atos de repressão foram marcados nas diversas capitais, nos diversos estados. 

(Repórter) Os jovens defenderam que o passe livre, uma das principais reivindicações dos manifestantes, seja financiado sem gerar prejuízos a outras demandas sociais como saúde e educação. Uma das sugestões seria o imposto sobre as grandes fortunas. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, destacou que a sociedade mostrou que quer mudanças na condução política do país. 

(Rodrigo Rollemberg) Eu acho que o movimento cumpriu um papel e vai cumprir. Eu acho que ficou muito claro até pela reação dos poderes que a capacidade que a mobilização de rua tem pra promover transformações. 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT gaucho, autor do pedido da audiência, elogiou o movimento que levou a sociedade novamente para as ruas. 

(Paulo Paim) “Que bom que a sociedade civil organizada, sindicatos, juventude. Clube de mães, de pais, índios ciganos, enfim... estão pressionando os 3 poderes, isso é muito bom, pressão democrática só faz bem”. 

(Repórter) Durante a audiência pública, os cidadãos que acompanhavam a discussão pelos meios de comunicação do Senado puderam encaminhar perguntas por meio do serviço Alô Senado. A maioria apoiava as manifestações, pedia o fim do voto secreto nas votações em plenário do Congresso e a reforma política.
11/07/2013, 04h02 - ATUALIZADO EM 11/07/2013, 04h02
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00