CRE deve chamar embaixador para explicar caso de espionagem — Rádio Senado

CRE deve chamar embaixador para explicar caso de espionagem

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DEVE CHAMAR O EMBAIXADOR DOS ESTADOS UNIDOS NO BRASIL E O MINISTRO DE RELAÇÕES EXTERIORES PARA EXPLICAR NO SENADO AS DENÚNCIAS DE ESPIONAGEM DAQUELE PAÍS NO BRASIL. 

LOC: SEGUNDO REPORTAGEM DO JORNAL O GLOBO, PELO MENOS ATÉ 2002, UMA BASE DA AGÊNCIA DE SEGURANÇA NACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS ESTAVA INSTALADA EM BRASÍLIA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, disse que nesta terça-feira devem ser votados requerimentos que pedem a vinda ao Senado do embaixador dos Estados Unidos Thomas Shannon, e do ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota. Eles deverão explicar as denúncias de que até 2002 funcionou em Brasília uma das estações de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Para o senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, é preciso que o Brasil cobre explicações do governo norte-americano. 

(Inácio Arruda) Ninguém, nem o Estado brasileiro, tem autorização para bisbilhotar a vida de nenhum brasileiro sem o devido procedimento legal, com base na Constituição e com a legislação ordinária. Portanto, é inadmissível que outros países possam usar o nosso território para bisbilhotar a vida dos brasileiros.  

(Repórter) O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, afirmou que o Brasil foi vítima de uma violência enorme. 

(Randolfe Rodrigues) Não há outras palavras para definir o que se chama ultraje, não há outras palavras para definir o que se chama insulto. 

(Repórter) A reunião da Comissão de Relações Exteriores está marcada para esta terça-feira, às duas da tarde.
08/07/2013, 04h03 - ATUALIZADO EM 08/07/2013, 04h03
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00