Senado deve votar passe livre para estudantes na próxima semana — Rádio Senado

Senado deve votar passe livre para estudantes na próxima semana

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO DEVE VOTAR NA PRÓXIMA SEMANA O PROJETO QUE CRIA O PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES. 

LOC: O RELATOR PEDIU PRAZO PARA ENCONTRAR FONTES DE RENDA QUE BANQUEM O BENEFÍCIO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, adiou para a próxima semana a votação do projeto que cria o passe livre para estudantes. A proposta, que contou com o apoio de diversos senadores, prevê a gratuidade de transporte público para alunos de escolas públicas e privadas devidamente matriculados e que comprovem a freqüência nos ensinos fundamental, médio e universitário. O projeto deveria ter sido votado nessa quarta-feira, mas, segundo Renan Calheiros, houve um pedido de mais tempo do relator, senador Vital do Rêgo do PMDB da Paraíba. 

(Renan Calheiros) É um projeto que conta com a coautoria de praticamente todos os senadores. Mas o senador Vital do Rego pediu um tempinho a mais para fazer uma correção das fontes. Esse é um projeto muito importante. Hoje no Brasil, apenas 3,8 milhões de estudantes pagam meia passagem. Temos que com fonte determinada e financeiramente sustentada ver uma solução para isso. 

(Repórter) O senador Vital do Rêgo busca por fontes de financiamento do passe livre. Segundo ele, os royalties do petróleo previstos na proposta também são citados para bancar o Plano Nacional de Educação, que destina 10% do Produto Interno Bruto para a área. 

(Vital do Rêgo) Temos os royalties do petróleo como a primeira fonte, a fonte primária deste momento que vive o País. Mas temos também o Plano Nacional de Educação que é a fonte principal de abastecimento dos 75% dos próximos 10 anos que vão para o Plano. Por isso, dentro desse equilíbrio necessário, devemos levantar todas as informações necessárias para que o projeto possa ir a Plenário. 

(Repórter) Depois de aprovado pelo Senado, o projeto do passe livre, que é uma resposta dos senadores às manifestações de rua, ainda precisará ser votado pela Câmara dos Deputados.
03/07/2013, 08h37 - ATUALIZADO EM 03/07/2013, 08h37
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00