Governo entrega ao Congresso cinco temas para plebiscito — Rádio Senado

Governo entrega ao Congresso cinco temas para plebiscito

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO RECEBEU DA PRESIDENTE DILMA O PEDIDO DE CONVOCAÇÃO DO PLEBISCITO COM A SUGESTÃO DE CINCO TEMAS. 

LOC: RENAN CALHEIROS NÃO DESCARTA SUSPENDER O RECESSO PARLAMENTAR PARA A ANÁLISE DO PROJETO.  

TÉC: No pedido de convocação do plebiscito sobre a Reforma Política entregue ao Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff sugeriu os seguintes temas: o financiamento público ou privado de campanha; a existência ou não de suplentes de senador; o fim do voto secreto no Legislativo, a continuidade ou não das coligações partidárias para a eleição de deputados e vereadores, que poderão ser escolhidos por meio de lista, quando o eleitor vota no partido, ou distrital, a partir de candidatos que passam a representar bairros de uma cidade. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, explicou que os parlamentares precisam aprovar o projeto de convocação do plebiscito. Ele destacou que caberá ao Congresso Nacional definir as perguntas. 

(Renan) É importante mobilizarmos todas as forças para aprovarmos o projeto de decreto legislativo. Neste primeiro momento, temos com esse objetivo canalizar todas as nossas energias. Recebemos uma proposta. Essa proposta é muito bem vinda. Poderemos ampliá-la ou reduzi-la. Dois pontos propostos estão praticamente resolvidos, o do voto aberto que o Senado já votou e o da redução do número de suplentes de senador. 

REPÓRTER: O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, rebateu as críticas quanto à complexidade dos temas a serem analisados pela população. 

(Cardozo) Ainda hoje se parte de uma visão um pouco elitista de que o povo não saber votar. O povo saber votar. Fornecida a informação, o povo tem condições sim de fixar diretrizes para a realidade que ele acha melhor. Não podemos afastar o povo dessa hipótese nem mesmo podemos menosprezar a capacidade do povo brasileiro. 

REPÓRTER: O vice-presidente da República, Michel Temer, ressaltou que os eleitores serão devidamente esclarecidos. 

(Temer) Haverá um horário eleitoral durante um mês, um mês e meio para que todas as frentes possam comparecer e detalhar essa coisa que diz que o povo não sabe. O povo acaba ficando sabendo o que é voto distrital, misto, majoritário, porque haverá esclarecimento por mais de um mês. Isso é importante. 

REPÓRTER: Renan Calheiros afirmou que, se necessário, poderá suspender o recesso parlamentar, previsto para a segunda quinzena de julho, com a finalidade de aprovar a convocação do plebiscito.
02/07/2013, 01h35 - ATUALIZADO EM 02/07/2013, 01h35
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00