Diplomata defende que Brasil aumente cooperação com a Guiana — Rádio Senado

Diplomata defende que Brasil aumente cooperação com a Guiana

LOC: DIPLOMATA DEFENDE QUE O BRASIL AUMENTE A COOPERAÇÃO NOS SETORES DE ENERGIA E COMÉRCIO COM A GUIANA. 

LOC: PROPOSTA VISA, AINDA, ESTIMULAR DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO NORTE DO PAÍS E FOI DISCUTIDA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DURANTE SABATINA DE LINEU PUPO. REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TEC: A Guiana faz fronteira com Roraima e tem importância estratégica para o Brasil. A avaliação foi feita pelo diplomata Lineu Pupo, indicado pelo Governo para a embaixada do Brasil em Georgetown, a capital da nação caribenha. Hoje, os dois países já trabalham em projetos de integração energética, orçados em cerca de 8 bilhões de dólares, como revelou Lineu Pupo. 

(LINEU PUPO): Seriam quase como uma Itaipu, a energia viria para Roraima, pra Manaus, então são duas hidrelétricas que estão sendo planejadas, é muito dinheiro, o cálculo é 8 bilhões de dólares, com uma estrada que ligaria Boa Vista a Georgetown. Pelo interesse que a energia elétrica, elas possam alimentar toda a Região Norte do Brasil, isto seria um projeto de extrema importância pra segurança energética do Brasil. 

(REP): O diplomata afirmou também que o Brasil busca integrar a Guiana ao Mercosul, e a expectativa é que, até o final do ano que vem, o país já participe como membro associado. Para Lineu Pupo, as negociações para a construção da estrada Boa Vista- Georgetown além de um porto na capital da Guiana serão muito positivas para a região norte do Brasil, em termos de comércio. 

(LINEU PUPO): Isto permitiria a saída de produtos, tanto de Manaus quanto de Boa Vista, e também a entrada, poderia aumentar a importação brasileira de produtos que viriam do Caribe, da América do Norte. É um projeto prioritário, ajudaria ao desenvolvimento tanto da Guiana como também do norte do Brasil. 

(REP): Também foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores a indicação do diplomata Carlos Sette Câmara para a embaixada do Brasil nas Bahamas. 
27/06/2013, 12h40 - ATUALIZADO EM 27/06/2013, 12h40
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00