CAS aprova regras para permitir doação de sobras de alimentos — Rádio Senado

CAS aprova regras para permitir doação de sobras de alimentos

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU UM CONJUNTO DE REGRAS PARA PERMITIR A DOAÇÃO DE SOBRAS DE ALIMENTOS EM BOAS CONDIÇÕES. 

LOC: SEGUNDO O IPEA, INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA, O BRASIL É UM DOS DEZ PAÍSES QUE MAIS DESPERDIÇAM COMIDA NO MUNDO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.  

TÉC: O relator do projeto, senador João Alberto Souza, diz que a rígida legislação inibe empresas de doar alimentos, mesmo que em boas condições de consumo. Elas temem, segundo o senador do PMDB do Maranhão, ser responsabilizadas por eventuais danos à saúde de quem consumir os produtos. O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, deu um exemplo de desperdício. 

(CYRO): quando nós viajamos e colocam aquele lanchinho, basta tirar da gaveta e colocar à disposição do passageiro, você utilizando ou não utilizando, aquilo vai para o lixo. São toneladas e toneladas. 

(REP): Paulo Davim, senador do PV do Rio Grande do Norte, também apoiou a mudança na lei. 

(DAVIM): não se concebe que o brasil dentro desse contexto de pobreza predominante a gente não tenha medidas e critérios de reaproveitamento de alimentos que poderão muito bem alimentar milhares e milhares de pessoas. 

(REP): Já o senador Paulo Paim considerou ser necessário fazer um esclarecimento para não haver mal-entendido. 

(PAIM): que ninguém diga depois que nós no Congresso aprovamos um projeto que diz que os restos de restaurante, da produção agrícola estamos dando pros pobres. Não tem nada a ver com isso. O projeto é muito claro, mostrando que esse alimento é de qualidade, qualquer um de nós poderia almoçar e jantar, não há nenhuma discriminação. Só queremos que não botem fora. 

(REP): O projeto de lei, que foi apresentado pelo senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, segue para votação na Câmara dos Deputados.
26/06/2013, 01h27 - ATUALIZADO EM 26/06/2013, 01h27
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00