Senado aprova autorizações de empréstimos para o Ceará e Acre — Rádio Senado

Senado aprova autorizações de empréstimos para o Ceará e Acre

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA AUTORIZAÇÕES PARA QUE DOIS ESTADOS PEGUEM EMPRÉSTIMOS JUNTO A ORGANISMOS INTERNACIONAIS. 

LOC: O DINHEIRO IRÁ PARA OS ESTADOS DO CEARÁ E DO ACRE. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) O Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Ceará vai receber 66 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O dinheiro será investido em obras de desenvolvimento urbano nas cidades que ficam nos vales do Jaguaribe e do Acaraú, no Ceará. Já o estado do Acre está autorizado a pegar emprestado também do Banco Interamericano de Desenvolvimento 72 milhões de dólares. Os recursos irão para o programa chamado de PIB Florestal. A ideia é beneficiar sessenta mil famílias. Ao votar as duas autorizações de empréstimos na Comissão de Assuntos Econômicos, o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, alertou para o endividamento dos estados. 

(Alvaro Dias) A presidente Dilma falou em responsabilidade fiscal e o que se verifica neste país nos últimos anos é irresponsabilidade absoluta. Não só da capacidade criativa para escamotear a realidade, mas mesmo através deste festival de empréstimos convalidado pelo Senado Federal. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, o senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, concordou com o alerta feito pelo senador Álvaro Dias e disse que a comissão vai debater o assunto. 

(Lindbergh Farias) Essa comissão não vai se furtar a discutir esse tema. Vamos marcar uma audiência pública com o Tesouro Nacional. Com especialistas. Esse de fato é um problema o endividamento dos estados. Eu espero na próxima terça-feira apresentar um roteiro de discussão sobre esse tema. 

(Repórter) Os dois projetos vão ser promulgados pelo Congresso Nacional.
25/06/2013, 07h20 - ATUALIZADO EM 25/06/2013, 07h20
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00