Comissão debate uso de veículos aéreos não tripulados — Rádio Senado

Comissão debate uso de veículos aéreos não tripulados

LOC: O USO CIVIL, COMERCIAL E MILITAR DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS, OS CHAMADOS VANTS, FOI DEBATIDO NESTA SEGUNDA-FEIRA EM AUDIÊNCIA DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL. 

LOC: REPRESENTANTES DAS FORÇAS ARMADAS, DA POLÍCIA FEDERAL E DE OUTROS ÓRGÃOS FORAM CONVIDADOS A DISCUTIR O TEMA COM OS PARLAMENTARES. REPORTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) Ao abrir a audiência, o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, lembrou que o uso dos vants é cada vez mais comum, daí a importância de um amplo debate sobre o assunto. 

(Ricardo Ferraço) Na verdade, o grande aumento do uso desses equipamentos em âmbito mundial, nas mais diversas situações, representa um imenso desafio em termos operacionais e também no campo legislativo, afinal serão necessárias normas regulamentando o emprego desses equipamentos tanto pelo estado quanto pelo setor privado.  

(Repórter) O coronel aviador Paulo Ricardo Laux, do Estado-Maior da Aeronáutica, falou sobre o uso dos veículos aéreos não tripulados pelas Forças Armadas brasileiras.  

(Paulo Ricardo) Basicamente o que nós temos trabalhado são missões de reconhecimento e vigilância desenvolvendo uma doutrina bastante forte voltada às ações de defesa como um todo, englobando ações também de apoio a calamidades, ele se mostra uma ferramenta imprescindível na parte de busca de acidentes aéreos, ou de pessoas, comprovou ser de grande eficácia. 

(Repórter) O delegado da Polícia Federal Wellington Soares Gonçalves afirmou que há quatro anos o órgão optou por um sistema israelense de vants para apoiar sua atuação. 

(Wellington Soares Gonçalves) Em 2009, após levar em consideração a nossa preocupação no combate à criminalidade organizada, a segurança de fronteira, tráfico de entorpecentes, tráfico de armas, contrabando e descaminho, crimes ambientais, entre outros tipos criminais, por características técnicas foi escolhido então o modelo Heron, fornecido pela empresa israelense também, a empresa IAI. 

(Repórter) José Roberto Silveira Honorato, gerente técnico da Agência Nacional de Aviação Civil, relatou as possibilidades do uso de veículos não tripulados pela sociedade. 

(José Roberto Silveira Honorato) É fascinante esse assunto, as possibilidades que são abertas são muito grandes, inspeção de locais de difícil acesso, linha de transmissão de energia elétrica, em agricultura, meio ambiente, publicidade, fotografia, o objetivo da regulamentação é permitir a inserção segura deste elemento, a menor interferência possível nos níveis de segurança da aviação tripulada, também riscos às pessoas e propriedades compatíveis com os já existentes na aviação. 

(Repórter) A regulamentação do uso de vants no Brasil está em análise pela Força Aérea e a Agência Nacional de Aviação Civil.
24/06/2013, 08h26 - ATUALIZADO EM 24/06/2013, 08h26
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00