Brasil tem até dezembro para terminar obras de seis estádios — Rádio Senado

Brasil tem até dezembro para terminar obras de seis estádios

LOC: A COPA DAS CONFEDERAÇÕES ESTÁ SENDO ÚTIL PARA QUE BRASÍLIA, FORTALEZA, RIO DE JANEIRO, BELO HORIZONTE, RECIFE E SALVADOR TESTEM SEUS ESTÁDIOS E TODA A SUA ESTRUTURA DE APOIO AOS TORCEDORES ANTES DA COPA DE 2014. 

LOC: MAS, E NAS OUTRAS SEIS CIDADES-SEDE? COMO ANDAM AS OBRAS PARA A COPA DO MUNDO? CONFIRA NA REPORTAGEM DE MARCELA DINIZ: 

TEC: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo são as sedes da Copa do Mundo de 2014 que não receberão jogos da Copa das Confederações. Nessas cidades, as expectativas se voltam para o término das obras nos locais de jogos e em outros pontos estratégicos de mobilidade urbana. A meta é que todos os estádios sejam entregues até 31 de dezembro de 2013. A Arena da Amazônia, em Manaus, é a mais atrasada, com 62% de obras concluídas. Em seguida, vêm a Arena Pantanal, em Cuiabá, com 67%; e a Arena da Baixada, em Curitiba, com 68% de estruturas prontas. O Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e a Arena das Dunas, em Natal, têm 71% de obras finalizadas; e a Arena de São Paulo, mais conhecida como "Itaquerão", está com 80% do trabalho concluídos. O estádio paulista pode até estar bem adiantado, mas as obras de mobilidade urbana não andam no mesmo ritmo, como informa o jornalista esportivo Yuri Gonçalves, de São Paulo: 

(YURI) Além das obras naquela área do Itaquera, pouca coisa está sendo feita. O trânsito é complicadíssimo e a cidade está saturada. Eu não vejo, ainda, que São Paulo esteja preparada para a Copa do Mundo do ano que vem. 

(REPÓRTER) O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, presidente da Subcomissão de Acompanhamento da Copa 2014, quer mais informações do Tribunal de Contas da União sobre os gastos e o andamento das obras nas 12 cidades-sede. E a subcomissão, que já vistoriou obras em Brasília, Recife e Salvador, deve continuar a visitar as demais cidades da Copa do Mundo: 

(SOUZA) Nós devemos ir agora, na próxima segunda-feira, 24, a São Paulo; dia 08, em Porto Alegre, porque agora nós optamos por visitar os estádios que não estão tendo jogos da Copa das Confederações. No entanto, nós não perdemos tempo, estamos pedindo os documentos para proceder a avaliação, a análise documental e dos gastos públicos. 

(REPÓRTER) No final do ano, a Subcomissão de Acompanhamento da Copa 2014 deve apresentar um relatório sobre a fiscalização das obras e dos gastos públicos para a Copa do Mundo e também para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
17/06/2013, 01h22 - ATUALIZADO EM 17/06/2013, 01h22
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00