Comissão ouve presidente do Ibama sobre autorizações para obras — Rádio Senado

Comissão ouve presidente do Ibama sobre autorizações para obras

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA OUVIU NESTA MANHÃ, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, O PRESIDENTE DO IBAMA, VOLNEY ZANARDI JUNIOR. 

LOC: VOLNEY EXPLICOU QUAIS OS PROCEDIMENTOS QUE O ÓRGÃO ADOTA NA HORA DE AUTORIZAR UMA OBRA, E OUVIU DE SENADORES QUEIXAS E SUGESTÕES PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA E AGILIDADE AO IBAMA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.  

TÉC: Volney Zanardi Júnior disse aos senadores que as maiores demandas ao Ibama são para autorizações de rodovias. No caso das obras do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, os pedidos são, na maioria, de licenciamento para rodovias, portos e hidrelétricas. Volney ressaltou que em 2012 cerca de 20 mil pessoas foram ouvidas em audiências públicas para a análise do impacto ambiental de obras mas que, apesar disso, o tempo gasto para a concessão das autorizações vem caindo. O presidente do Ibama diz que às vezes a demora é provocada pela legislação e por isso pediu a colaboração do Parlamento.  

(VOLNEY): nós temos o espaço da legalidade. Fica muito claro que temos alguma flexibilidade mas tem questões que estão postas pelo procedimento da política ambiental mas de uma série de legislações. 

(REPÓRTER): O senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, cobrou, entretanto, uma postura mais respeitosa dos agentes do Ibama, principalmente nas vistorias em pequenas propriedades no interior do País. 

(JAYME): Ou seja, até para fazer uma política mais orientativa, não só punitiva, usando não só poder de polícia, armas de um lado, faca... até assim, sente-se impotente, até indignado. Eu queria fazer essa observação assim pro senhor até para fazer essas observações, uma instrução normativa. Chama o superintendente, diz assim, temos que ser mais parceiros, não podemos agredir a população. 

(REPÓRTER): O presidente do Ibama afirmou que o órgão vem investindo em treinamento de pessoal e na melhoria dos procedimentos internos para assegurar mais eficiência nos trabalhos e o atendimento das demandas da população, empresários e governo.
12/06/2013, 01h58 - ATUALIZADO EM 12/06/2013, 01h58
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00