CCJ aprova PEC que divulga salários de servidores e empregados públicos — Rádio Senado

CCJ aprova PEC que divulga salários de servidores e empregados públicos

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU O PROJETO QUE OBRIGA A DIVULGAÇÃO DE SALÁRIOS DE SERVIDORES PÚBLICOS E DE FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS COMO A PETROBRÁS, A EMBRAPA E O BANCO DO BRASIL. 

LOC: SEGUNDO OS SENADORES, A PROPOSTA BUSCA MORALIZAR E DAR MAIS TRANSPARÊNCIA AOS GASTOS PÚBLICOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: A Proposta de Emenda à Constituição apresentada pelo senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, estende a obrigação de divulgar os salários dos servidores públicos federais a todos os funcionários de empresas públicas, de sociedade mista, fundações e autarquias, como a Petrobrás, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Pelo texto, os órgãos devem divulgar mensalmente o contracheque de seus funcionários, com nome, cargo e valor do vencimento. Roberto Requião argumentou que a medida busca moralizar a administração e garantir mais transparência aos gastos públicos 

(Requião) É exatamente aí que se situa a necessidade de revelação de salários. Por exemplo, eu tenho uma dificuldade enorme de saber os salários dos diretores da Copel, a empresa de energia do Paraná. Outro dia, dando uma olhada no orçamento cheguei à conclusão de que o salário de cada um pode chegar a 84 mil reais. Não existe sentido algum de deixar empresas como a Petrobrás fora desta transparência. 

(REPÓRTER) Atualmente, a Lei de Acesso à Informação já prevê a divulgação dos salários dos servidores públicos federais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A proposta deve ser votada em dois turnos no plenário antes de ser encaminhada para a Câmara dos Deputados.
12/06/2013, 01h13 - ATUALIZADO EM 12/06/2013, 01h13
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00